Os deputados do PSD/Açores falaram com os pescadores, armadores e associações de pesca das ilhas do Faial e do Pico, com vista a identificar os desafios do setor e a avaliar as condições de vida e de trabalho dos profissionais da pesca.

No Faial, Luís Garcia, porta-voz do PSD/Açores para o Mar e Pescas, e Jaime Vieira visitaram a Associação de Produtores Espécies Demersais dos Açores (APEDA). Numa ilha onde o rendimento da pesca é um dos mais elevados, os deputados do PSD/Açores registaram as dificuldades do setor, nomeadamente, a impossibilidade de descarregarem atum bonito no entreposto frigorífico da Horta, uma vez que os tanques de salmoura estão avariados por falta de manutenção. Esta situação tem provocado um aumento dos custos e demoras nas descargas, já que têm de se deslocar para outras ilhas.

No final do encontro, Jaime Vieira alertou para a necessidade de modernizar a frota, de forma a criar melhores condições de trabalho nos barcos e maior segurança a bordo, e para a importância da formação dos pescadores para assegurar uma atitude sustentada e informada face a questões como a diversificação e a sustentabilidade. A associação e os armadores concordaram em continuar com o período de defeso na pesca do goraz, isto é, não pescarem em janeiro e fevereiro, meses essenciais para a desova.

Já na ilha do Pico, Luís Garcia e Jaime Vieira juntaram-se aos deputados do PSD/Açores eleitos pelo Pico, Marco Costa e Jorge Jorge, para uma visita ao porto de pescas das Ribeiras, onde depararam-se com a preocupação dos pescadores com o molhe de proteção do porto que não é alvo de uma ação de monitorização e manutenção há mais de 35 anos. Jorge Jorge anunciou que o PSD/Açores irá apresentar um requerimento no Parlamento regional para averiguar a situação do porto.

Durante a visita à Associação de Armadores da Pesca Artesanal da Ilha do Pico, Jaime Vieira e Luís Garcia destacaram o facto desta associação assumir um papel importante na valorização e venda de peixe direta aos consumidores, contribuindo desta forma para assegurar os rendimentos dos profissionais da pesca.