Está previsto já para o próximo mês de março a abertura da PATA – Plataforma de Acolhimento e Tratamento Animal, situada em Avintes. Este é mais um investimento da autarquia gaiense para melhorar as condições para cuidados e tratamento de animais.

 

 

 

A construção da Plataforma de Acolhimento e Tratamento Animal (PATA) está já na reta final, estando previsto que entre em funcionamento nos próximos meses. A obra do edifício estará concluída em março, seguindo-se depois a instalação dos respetivos equipamentos.

A PATA vem colmatar algumas necessidades há muito sentidas pelo Centro de Reabilitação Animal de Gaia (CRA), nomeadamente ao nível da falta de espaço e de celas. O edifício inclui, também, um espaço destinado à formação, bem como uma zona lúdica mais ampla onde os animais possam circular e fazer determinado tipo de treino.

Esta infraestrutura, que resulta de um investimento municipal de 1,3 milhões de euros, enquadra-se numa área verde, em Avintes, perto do Parque Biológico, com uma área de cerca de 36 mil metros quadrados (quatro vezes mais do que as atuais instalações do CRA). A PATA estará estruturalmente dividida em três grupos: Formar, com um centro de formação vocacionado, sobretudo, para ações de sensibilização contra o abandono dos animais, bem como sobre os cuidados a ter com os mesmos; Cuidar, áreas administrativas, de tratamento e de apoio ao alojamento dos animais, incluindo, ainda, um gatil; e Alojar, em edifícios anexos que contam com uma maternidade, uma área de recreação e um parque canino.

A PATA terá, assim, as valências necessárias para os cuidados e tratamentos dos animais, contribuindo para uma melhoria das suas condições. Esta tem sido uma área a que o município de Gaia tem dado particular atenção, especialmente à problemática do abandono. Até à abertura da PATA, o CRA tem promovido a adoção de cães e gatos que são recolhidos pelo município, bem como aqueles que são entregues pelos munícipes. Paralelamente, são ainda promovidas iniciativas de interação com a comunidade, sensibilizando a população para a problemática do abandono dos animais, dando informação relativamente aos cuidados essenciais de maneio e profilaxia higio-sanitária a ter com os animais e dando a conhecer aos respetivos detentores das obrigações legais a que se encontram sujeitos.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com