Depois de várias sondagens que davam um empate técnico entre o candidato independente apoiado pelo CDS, Rui Moreira, e o socialista Manuel Pizarro, a noite de 1 de outubro demonstrou que os portuenses decidiram continuar com o projeto autárquico de Rui Moreira durante mais quatro anos.
Com 44,46% dos votos, o candidato venceu estas eleições com uma maioria absoluta e uma enorme diferença para o seu adversário direto, Manuel Pizarro, que conquistou apenas 28,55% dos votos. Desta forma, a candidatura de Rui Moreira consegue sete mandatos, mais um do que os que tinha, e o PS ganha também mais um, ficando com quatro.
Já o PSD de Álvaro Almeida não foi além dos 10,39%, conseguindo apenas um mandato na autarquia (enquanto em 2013 tinham conquistado 3), e o PCP-PEV de Ilda Figueiredo consegue manter o seu mandato na Câmara com 5,89% dos votos. Já o Bloco de Esquerda continua sem conseguir eleger um vereador.
No seu discurso de vitória, Rui Moreira não deixou de mandar “um abraço ao amigo Manuel Pizarro”, embora tenha lembrado que o apoio oferecido pelo PS “tinha um preço que o movimento independente não quis pagar” e que tentaram “condicionar o movimento com a participação inusitada de membros do governo na campanha”.
Contudo, para o autarca reeleito por mais quatro anos, esta vitória tem também “grandes derrotados”, nomeadamente, Rui Rio, Paulo Rangel e António Tavares, que “tentaram utilizar o Porto como território para disputas de índole nacional”.
“As eleições no Porto não são as primárias secretas do PSD. E os eleitores do Porto são pessoas inteligentes, cultas e sensíveis que souberam fazer as suas escolhas”, afirmou Rui Moreira, agradecendo ainda o apoio do CDS-PP e do MPT “por se ter juntado ao projeto”.
Por sua vez, Manuel Pizarro, lembrou que estas eleições não foram de todo uma derrota, já que o PS conseguiu aumentar o número de mandatos e manteve uma das principais Juntas de Freguesia, Campanhã, que se manteve socialista com uns expressivos 40,22% dos votos.
Rui Moreira também não conseguiu a freguesia de Paranhos continua a ser liderada pelo PSD, que conquistou 30,63% dos votos.