Luís Garcia, presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), presidiu à cerimónia de abertura da sessão regional do ensino básico do Parlamento dos Jovens, que decorreu na sala do Plenário do parlamento açoriano, sob o tema “Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa” e contou com a participação de 59 estudantes, oriundos de todas as ilhas do arquipélago.
“A Revolução do 25 de Abril de 1974 foi o acontecimento mais importante e marcante da história recente de Portugal”, afirmou o líder da ALRAA, sublinhando as conquistas alcançadas, nomeadamente, o “acesso à educação, a democracia, a liberdade, e, aqui, nos Açores, a Autonomia Regional”.
Na ocasião, o presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores alertou os jovens estudantes para que não caiam “no erro de pensar que essas conquistas estão absolutamente adquiridas e que são irreversíveis. Pelo contrário, temos de aprofundá-las e não permitir retrocessos”, uma tarefa que considera ser da “responsabilidade de todos”.
Nesse sentido, Luís Garcia deixou o apelo às escolas para um maior aprofundamento do tema, através de programas de aprendizagem sobre o legado da Revolução dos Cravos, disponibilizando a parceria do parlamento para a prossecução desse desígnio.