Dia 26 de fevereiro, marca a inauguração do parque infantil de Rabo de Peixe dos Pequeninos, espaço que nasceu de uma proposta dos cidadãos da vila piscatória e que foi uma das propostas vencedoras do Orçamento Participativo da Ribeira Grande.

 

 

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, inaugurou no passado sábado, dia 26 de fevereiro, o parque intergeracional “Rabo de Peixe dos Pequeninos”.

Jaime Vieira, presidente da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe referiu que: “este é um espaço intergeracional na medida em que permite mostrar aos mais novos alguns usos e costumes do antigamente, principalmente aqueles que estão plasmados nas pequenas casas e os ofícios que nelas estão representados, como é o caso da carpintaria, a cozinha ou a sala de aulas”.

Este parque nasce de uma proposta vencedora do Orçamento Participativo da Ribeira Grande, levada a cabo por cidadãos da Vila de Rabo de Peixe, e que consistiu em requalificar um espaço degradado, que estava na posse administrativa da Câmara Municipal da Ribeira Grande. Alexandre Gaudêncio proferiu as seguintes palavras: “esta obra foi fruto da vontade e do querer das gentes de Rabo de Peixe. Mais do que nunca temos que valorizar aquilo que de melhor temos, passando uma imagem positiva das nossas localidades”.

Esta obra acarretou um investimento de 70 mil euros, albergando uma zona de lazer, com cerca de 1000 metros quadrados, onde podemos ver representadas algumas miniaturas dos principais imóveis da Vila de Rabo de Peixe, como é o caso do antigo coreto e da igreja.

No recinto podem ser feitas diversas atividades pois contém um parque infantil, um miradouro com vista para a igreja e para o porto de pescas da vila e casas de banho públicas.