RELIGIÕES NO MUNDO

È com toda a certeza um dos temas mais polémicos para se falar sobre ele, descrever com exactidão como, quando e onde apareceu a religião. Sendo a religião é um dos fenómenos mais importantes entre aqueles pertencentes exclusivamente ao ser humano. Todas as culturas e civilizações, sem excepção, desenvolveram um sistema religioso. Há pensadores e estudiosos de mitologia e simbologia que procuraram entender a religião de forma mais objectiva, procurando entender o funcionamento de noções como o sagrado, o profano, o mito, as imagens, os símbolos religiosos, bem como as práticas rituais, como o sacrifício. Monumentos, escritos e outros sinais levam-nos a crer que a religião ou religiões tendem a confundir-se com os primeiros habitantes da terra onde o sagrado e o profano sempre se confundiram, mas a verdade é que qualquer um deles tem um dominante comum, “altar”.

Na minha opinião pessoal e depois de muitas consultas e leituras porque sempre fui um curioso neste aspecto. Penso que a primeira religião do mundo possa ser a védica, ao contrário do Judaísmo que outros dizem.

A religião védica é uma das religiões que fazem parte do hinduísmo. Portanto, se quisermos simplificar as coisas, podemos dizer que a religião mais antiga da humanidade é uma das vertentes do hinduísmo com mais de 6 mil anos. Estima-se que o início da redacção dos textos védicos tenha ocorrido por volta do ano 1.500 a.C., ou seja, muito antes do surgimento de qualquer das outras religiões que conhecemos hoje. Mas antes do surgimento dos textos, os saberes sagrados neles contidos já existiam e eram transmitidos oralmente de geração a geração. Ou seja, a religião védica é ainda mais antigas que seus escritos sagrados, e todas as correntes do hinduísmo que conhecemos actualmente derivam desse tronco comum. Os textos védicos ainda hoje são considerados sagrados pelos hindus das mais diversas vertentes.

Com cerca de 4 mil anos, o Judaísmo é a religião monoteísta é também uma das mais antigas do mundo e a primeira abraâmica. A divisão abrange religiões com origem ou tradição espiritual relacionadas a Abraão (citado no livro do Gênesis) e inclui o Cristianismo e o Islamismo. Ao longo da história, os seguidores da religião foram perseguidos por diferentes regimes políticos: foram escravizados no Egipto, tiveram os territórios invadidos pelo Império Romano e estigmatizados pela Igreja Católica e por monarcas europeus durante a Idade Média. No século 20, os judeus foram vítimas de um dos maiores horrores da História: durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o regime nazista assassinou mais de 6 milhões de judeus durante o Holocausto.

Como disse um pouco mais acima, toda e qualquer cultura ou civilização desenvolveu um sistema religioso ou, antes, desenvolveu-se junto a esse sistema. Entre as principais religiões do mundo, encontram-se aquelas com mais complexidade de organização e maior envergadura teológica. É caso, como já citamos, das religiões abraâmicas (Judaísmo,  Cristianismo e Islamismo) e das religiões asiáticas, como o Hinduísmo, o Budismo, o Confucionismo, o Xintoísmo e o Taoismo. No continente africano, destacam-se o Vodu e o Candomblé.

O ser humano sempre foi criativo ao ponto de inventar muitas vezes crenças e seitas, e, são inúmeras as existentes em todo o mundo e sempre aparece algum iluminado a criar um novo grupo religioso.

Na minha opinião deixo aqui as maiores religiões da actualidade, pensando no encanto que cada vez mais a maior religião do mundo é: “Não Crentes”.

O cristianismo continua a ser doutrina com mais seguidores no mundo, 2,2 biliões, sendo que o maior crescimento no último século foi África. Mesmo com o crescimento de outras religiões e seitas religiosas.

O Islamismo, com cerca de 1,6 biliões de seguidores, pode no entanto no inicio do século XXII ser a maior religião na terra. Incluindo a Europa.

Hinduísmo com aproximadamente 950 milhões de adeptos, baseado nos textos Vedas, o hinduísmo abrange seitas e variações monoteístas e politeístas, sem um corpo único de doutrinas ou escrituras. Os hindus representam 80% da população da Índia e Nepal.

Religião tradicional chinesa conta com aproximadamente. 900 Milhões. “Religião tradicional chinesa” é um termo usado para descrever uma complexa interacção entre as diferentes religiões e tradições filosóficas, Budismo, o Confucionismo, o Xintoísmo e o Taoismo, representam cerca de 6% da população mundial.

Judaísmo são aproximadamente cerca de 15 milhões, a maior parte dos judeus do mundo vive em Israel e nos Estados Unidos, para onde migraram fugindo da perseguição nazista. Mesmo assim, os judeus estão espalhados um pouco por todo o mundo com especial incidência na América do Sul e Europa.

Espiritismo com aproximadamente 13 milhões de seguidores, não é exactamente uma religião, mas também entra na lista. A sobrevivência do espírito após a morte e a reencarnação são as bases dessa doutrina, que surgiu em França, mas que actualmente tem os seus maiores seguidores no Brasil.