REVITALIZAÇÃO SOCIAL E URBANA DO BAIRRO DOS PESCADORES

A candidatura do projeto de revitalização social e urbana do Bairro dos Pescadores, em Matosinhos, passou à segunda fase do processo de seleção para financiamento no âmbito da iniciativa comunitária Áreas Urbanas Inovadoras.

A elegibilidade do projeto foi comunicada à Câmara Municipal de Matosinhos, que apresentou a candidatura através da empresa municipal MatosinhosHabit.

O plano prevê a reabilitação do edifício existente, de propriedade mista, a criação de áreas polarizadas de nova geração e de comércio, serviços e equipamentos, nomeadamente, um ponto de encontro para os moradores. O plano passa ainda pela abertura de novas habitações sociais partilhadas e a criação de residências assistidas, incubadoras de co-working e hortas comunitárias. Uma vez renovado, o núcleo habitacional passará também a contar com infraestruturas acesso universal à internet e gestão inteligente dos resíduos urbanos.

A candidatura inclui ainda com a inclusão de um sistema de construção inovador, o MoBo, que consiste em numa solução “edificável” multiusos que usa contentores marítimos, permitindo criar espaço de habitação, escritórios, lojas e shared-flats. A obra tem um custo estimado de 5 milhões de euros, suportado através do FEDER (80% a fundo perdido) e por capitais próprios (20%).