RIBEIRA GRANDE AUMENTA RESPOSTA A PROBLEMAS SOCIAIS

O presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, anunciou que a autarquia vai “ceder metade do espaço da antiga escola da Matriz ao CASA – Bernardo Estrela para instalação da valência “Escolha Certa” que trabalha com jovens em situação de risco.

O anúncio foi feito na sessão de abertura das X Jornadas da Infância, organizadas pelo CASA – Bernardo Estrela, este ano subordinadas ao tema “Estou na creche… E agora? – Os espaços exteriores como cenários de aprendizagens ativas.”

A cedência de um espaço físico ao CASA, onde a instituição poderá instalar uma valência que apoia jovens em risco, reforça a ação que a autarquia tem tido na área social, procurando garantir o máximo de condições possíveis para as crianças e jovens do concelho. “É mais uma resposta que a autarquia dá às carências sociais identificadas no concelho”, frisou o presidente.

Alexandre Gaudêncio lembrou, a propósito, que “há pouco mais de um ano criamos os primeiros CATL’s municipais e, neste momento, temos catorze salas em onze freguesias do concelho, oferecendo uma alternativa a cerca de trezentas crianças. Esta oferta permitiu criar cerca de quarenta novos postos de trabalho directos”, apontou.

A aposta nos CATL’s municipais “veio dar resposta aos pais que não podem ir buscar os filhos à escola quando terminam as aulas, colmatando uma necessidade identificada no concelho”, referiu o edil. “Com a aposta nos CATL’s municipais transferimos mais verbas para as instituições que aceitaram ser parceiras da autarquia neste projeto”, acrescentou.

Para além da abertura dos CATL’s, a autarquia “regulamentou o acesso das IPSS aos apoios financeiros e isso traduziu-se em cerca de 30 mil euros de apoios em 2016 para nove instituições, montante que em 2017 sobe para os 38 mil euros porque são treze as instituições apoiadas”, disse.

O presidente da Câmara da Ribeira Grande destacou que o aumento dos montantes atribuídos a cada vez mais instituições constituem “um sinal de confiança no nosso trabalho e a certeza que a Câmara está do lado de quem mais precisa, caminhando a Ribeira Grande a passos largos para um futuro melhor e ser, cada vez mais, um lugar melhor para se viver.”

Foram ainda desenvolvidos outros projetos como o “Sala Extra” (que presta apoio às crianças que têm maiores dificuldades na aprendizagem), o “Empreender para Crescer” (através do qual são transmitidos os primeiros conceitos de empreendedorismo) ou as aulas de expressão dramática que contribuem para o desenvolvimento das capacidades das crianças, ajuda à concentração e à assimilação da matéria dada na escola.

No fundo, finalizou Alexandre Gaudêncio, “somos uma Câmara amiga das pessoas e que se preocupa em desenvolver projetos que vão ao encontro das necessidades identificadas no concelho.”