RIBEIRA GRANDE ENTREGOU PRÉMIOS DOS CONCURSOS DE PRESÉPIOS E MONTRAS

O concurso de presépios prior Evaristo Gouveia registou, segundo a Câmara Municipal da Ribeira Grande, uma forte adesão de participantes, ao nível de particulares, escolas e instituições de todo o concelho, reflexo da vontade que as pessoas têm de se associarem, das mais diversas formas, à quadra natalícia, contribuindo para o enriquecimento cultural.

O evento é apoiado pela autarquia da Ribeira Grande e tem como propósito enaltecer a obra e a memória do prior Evaristo Gouveia, assim como sensibilizar a população para continuar a acolher, nas suas casas, o espírito de partilha e união que envolve o presépio.

O presépio prior Evaristo Gouveia foi a fonte de inspiração dos participantes que submeteram os seus trabalhos à apreciação do júri, que deliberou a atribuição dos prémios. Neste seguimento, no que respeita a categoria “Escolas e IPSS” e a modalidade “Presépio Tradicional”, o primeiro lugar foi atribuído ao Centro de Apoio Social e Acolhimento – C.A.S.A.- Bernardo Estrela, ficando o Centro de Apoio à Criança nº1 da Casa do Povo de Rabo de Peixe na segunda posição e a Casa do Povo da Ribeirinha em terceiro lugar.

Na modalidade “Presépio Inovador”, a Escola Básica Gaspar Frutuoso foi a vencedora, seguida do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande e do Centro de Apoio à Criança nº1 da Casa do Povo de Rabo de Peixe.

No que concerne a categoria “Presépios Particulares” e a modalidade “Presépio Tradicional”, José Manuel Moniz Pacheco foi quem conquistou o primeiro lugar, seguido de Hermano Vieira de Amaral e Ricardo Viveiros Moreira. Na modalidade “Presépio Inovador”, João António Tavares Câmara foi o detentor do primeiro lugar, sucedido de João Faria e Maria Imaculada Gaudêncio.

A entrega dos prémios realizou-se no passado dia 21 de janeiro, aquando do final da terceira sessão da 5ª edição das Matinés entre Filarmónicas, momento durante o qual também foram entregues os prémios aos vencedores do Concurso de Montras, mais especificamente à Açoróptica, que conquistou o primeiro lugar, à Look Fashion que alcançou a segunda posição e à Casa Batista que ficou em terceiro lugar.