ROCK IN RIO LIDERA A “MARATONA DOS FESTIVAIS DE VERÃO”

Segundo o estudo da Cision, que analisa a evolução do mediatismo comparado de diversos festivais de música em Portugal, ao longo dos meses, até ao final do verão, intitulado “Maratona dos Festivais de Verão”, o Rock in Rio foi o festival com melhor desempenho mediático nos órgãos de comunicação social portugueses, entre setembro de 2017 e março de 2018.

“A boa prestação do evento que este ano regressa ao Parque da Bela Vista resulta, sobretudo, do tempo de exposição que obteve nas rádios e televisões nacionais: quase oito horas nos últimos sete meses. Em relação ao número de notícias, o festival, que começou no Rio de Janeiro, foi citado em 2501 artigos nos meios impressos e online”, referiu a empresa que explicou que “o desempenho mediático conquistado por cada festival é calculado tendo em conta a metodologia Cision de avaliação de comunicação, que considera o número de notícias identificadas, o espaço ou o tempo de antena ocupado, as oportunidades de visualização tendo em conta as audiências alcançadas e o valor editorial contabilizado em função das tabelas de publicidade de cada órgão de comunicação social”.

De acordo com o ranking, o festival NOS Alive encontra-se em segundo lugar, seguido do Super Bock Super Rock, do Vodafone Paredes de Coura, do Meo Sudoeste, do EDP Cool Jazz, do NOS Primavera Sound, do EDP Vilar de Mouros, do Meo Marés Vivas, do Sumol Summer Fest, d’O Sol da Caparica e do Bons Sons.

A Cision revelou que, ao todo, foram publicadas 12497 notícias, ao longo deste período de outono e inverno, que mencionam os principais festivais de verão que se realizam em Portugal e enalteceu que janeiro foi o mês com mais artigos, mais especificamente 2458.

“A maioria das notícias veiculadas neste período prendeu-se com o anúncio das bandas e artistas que vão subir aos palcos em cada um dos festivais. Nomes como Muse, Bruno Mars, The Killers, James e Katy Perry geraram os momentos de maior exposição mediática para o Rock in Rio. O mesmo sucedeu com a divulgação das presenças de Artic Monkeys, Queens of the Stone Age, Franz Ferdinand e, sobretudo, Pearl Jam no NOS Alive. A expetativa em torno da banda de Eddie Vedder fez com que os bilhetes para o dia 14 de julho se esgotassem logo no início de dezembro, meses antes do espetáculo”, afirmou a Cision.

O trabalho desenvolvido pela Cision no âmbito dos festivais foi recentemente reconhecido na terceira edição dos Iberian Festival Awards, onde a empresa foi distinguida com o prémio ibérico “Best Service Provider”.