O Rotary Club Gaia Sul disponibilizou uma ajuda financeira de 7500 euros para despesas inerentes ao recheio, manutenção e utilização dos apartamentos «+Autonomia». O valor é doado no âmbito de um protocolo de colaboração entre o Rotary, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e a Gaiurb para combater a violência doméstica.

 

 

O Rotary Club Gaia Sul, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e a Gaiurb – Urbanismo e Habitação, E.M. assinaram um protocolo de colaboração para assegurar uma resposta social à necessidade de acolhimento de mulheres e crianças vítimas de violência doméstica.

Fruto deste acordo, o Rotary Club Gaia Sul disponibilizou um apoio financeiro de 7500 euros à Gaiurb para despesas inerentes ao recheio, manutenção e utilização dos apartamentos «+Autonomia». O papel da Câmara de Gaia neste acordo é o encaminhamento das vítimas para esta resposta social e a colaboração no seu percurso de inserção, nomeadamente através do serviço Gaia Protege+.

O Gaia Protege visa dinamizar ações de sensibilização e informação da população e tem um local de atendimento e acompanhamento psicossocial das vítimas. Foi desta prática que surgiu a necessidade de uma resposta habitacional temporária, os apartamentos de autonomização «+Autonomia», geridos pela Gaiurb, que visam a promoção da autonomia de vítimas de violência doméstica.

Predominantemente vivido por mulheres e crianças, a violência doméstica é um crime público e um drama social e humano que afeta agregados familiares, habitualmente, com grande vulnerabilidade socioeconómica.

A resposta pública às necessidades das vítimas deste crime passa, em grande parte, pela articulação e pelo trabalho em parceria entre os organismos da Administração Central, as autarquias e os parceiros locais de referência, nomeadamente da rede social e da Rede de Especialistas em Intervenção em Vítimas de Violência. O Rotary Club Gaia Sul, como parceiro atento desta rede social, valorizou o fenómeno da violência doméstica, associando-se à criação desta nova resposta social.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com