ROTEIRO DO PSD SOBRE O ENSINO PROFISSIONAL PASSA PELA ESCOLA DA RIBEIRA GRANDE

Os deputados do PSD/Açores visitaram a Escola Profissional da Ribeira Grande, em São Miguel, onde segundo a sua direção técnica e pedagógica a situação não é a melhor porque a abertura de novos cursos para atender à procura dos jovens do concelho tem sido inviabilizada pela tutela.

“A direção da escola queixa-se da falta de acolhimento da tutela às propostas que são apresentadas para a abertura de novos cursos que, segundo a direção, são os cursos solicitados pelos jovens do concelho da Ribeira Grande e para os quais havia bastante procura”, explica Jorge Jorge, o deputado do PSD/Açores para a área do Ensino Profissional.

O deputado afirma que “não faz sentido que estejam previstos cursos na área da pesca nas Capelas e que não exista nenhum em Rabo de Peixe, localidade que é a maior zona piscatória da Região, quando não existem transportes públicos diretos entre estas duas localidades”.Jorge Jorge salienta que “este é mais um exemplo da política errática do Governo regional e do desinvestimento no Ensino Profissional”.

“O objetivo deste roteiro é fazer um ponto de situação sobre o Ensino Profissional na Região e avaliar o impacto das decisões do Governo”, explica Jorge Jorge, frisando que, no caso de Rabo de Peixe, mais de metade da população educativa está a frequentar cursos de caráter alternativo ao ensino regular.

Participaram na visita à Escola Profissional de Rabo de Peixe os deputados do PSD/Açores Jorge Jorge, Jaime Vieira, António Almeida, Catarina Furtado e António Vasco Viveiros. O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio e o vereador Carlos Anselmo integraram a comitiva do PSD/Açores que está a fazer um roteiro pelas Escolas Profissionais da Região.