Saiu dos postes…voou nas alturas…

grande defesa do Neno.

Neno…Neno…Neno…

São milhares de adeptos do Benfica. Estão eufóricos, não param de gritar Neno.

Estávamos em 1993/ 94 em Alvalade, no jogo grande entre dois grandes rivais, o Sporting e o Benfica, jogo em que os encarnados venceram por 6-3 e onde o Neno esteve muito bem na baliza do Benfica, pois fez grandes defesas.

O seu gosto pelo futebol vem dos tempos em que vivia na cidade da Praia, ilha de São Vicente, em Cabo Verde, onde nasceu a 27 de janeiro de 1962, quando jogava nas populares peladas com os amiguinhos no recreio da escola.

Já na altura, era dotado para a baliza um elástico!

Neno (Adelino Augusto Graça Barbosa Barro), jogou no Barreirense, Vitória de Setúbal, Benfica e no Vitória de Guimarães.

Em 1989, no dia 8 de junho, estreou-se na seleção de Portugal, no jogo contra o Brasil, no mítico Estádio do Maracanã, jogo comemorativo dos 75 anos da CBF- confederação brasileira de futebol.

Neno era dono de uma disposição contagiante, uma pessoa muito simpática e de trato muito fácil. Tinha na música uma verdadeira paixão, sendo um dos grandes fãs de júlias inglesias, também ele ex-guarda-redes do Real Madrid.

Conheci o Neno no programa da RTP- “Praça da Alegria” – onde éramos convidados.

Lancei-lhe o desafio de poder estar connosco em causas solidarias organizadas pelo projeto konta komigo, disse logo que sim.

Esteve connosco na 1ª caminhada SOLIDÁRIA das gravatas que organizamos a favor ASSOCIAÇÃO PROTETORA DA CRIANÇA de Valadares, Vila Nova de Gaia.

Esteve connosco na gala do dia azul a favor da Associação portuguesa para aas perturbações do desenvolvimento e autismo que decorreu no Cine Teatro Eduardo Brazão onde cantou e encantou todos os presentes que o brindaram com muitas palmas de pé durante muitos minutos.

Marcou presença na escola de Balteiro em Gaia na apresentação do meu livro “Historias com amor” no Dia Mundial do Livro e fechou com chave de Ouro a nossa iniciativa do Dia Mundial da Luta Contra a Pobreza, “juntos fazemos Portugal mais Solidário em parceria com o Projeto da escola almeida Garrett o Garrett Solidário.

O Neno dava mais cor e alegria a estas nossas iniciativas altruístas.

Tínhamos a certeza que nos iria ajudar nas grandes iniciativas que pretendemos organizar em vilar de Andorinho e nas caminhadas solidarias nos açores e na Madeira, adiados pelo Covid ….

 

Neno também visitava as prisões, hospitais, cantava nas festas de angariação para ajudar as associações…fazia-o muitas vezes.

Por onde passava, levava consigo a alegria e o sorriso.

Na semana passada o nosso amigo deixou-nos….

Ficam alguns dos muitos testemunhos de amigos que o conheciam bem.

 

“Lamento profundamente o desaparecimento tão precioso do Neno, uma personalidade incontrolável na história do futebol português, quer pela sua grande carreira no campo, quer, principalmente, pelo seu enorme valor humano. Personalidade generosa nos afetos, deixa um legado quase incomparável de cavalheirismo, simpatia, alegria e bondade.”

Fernando Gomes- Presidente da FPF

 

“O Neno era o homem bom, integro, afável, solidário e com um enorme talento, um exemplo para todos de como se deve estar no futebol e na vida…”

Pedro Proença- Presidente da liga Portugal

 

“O Neno tinha sempre o sorriso que nos enchia de motivação e alegria, um grande guarda-redes!  Um ser humano com um coração ainda maior. Que Deus o receba como guardião da baliza dos homens bons…”

Ricardo Quaresma- Atleta do Vitoria de Guimarães.

 

“O Neno era um ser muito especial e quando se perde um amigo tao especial é sempre um bocado de nós que parte.”

Toni – Treinador de Futebol

 

“Deixou-nos a melhor pessoa que conheci no mundo do futebol. E eu conheci gente boa neste mundo, mas nenhum como o meu querido e grande amigo Neno.”

Paulo Futre-atleta.

 

“E de repente tudo para! Não consigo dizer, pensar, fazer mais nada. Não consigo dormir. Que angustia e impotência sinto neste preciso momento. Não é possível! O Neno partiu! Partiu um dos melhores seres humanos que conheci no futebol! Sei que daqui a um tempo vou recordar-me das suas qualidades, daquela alegria única, do seu charme. Neste momento estou revoltado! Que injustiça! Não devia ser possível levares homens como o Neno. Ele era um homem fantástico.”

Rui Vitória- Treinador

 

Neno faleceu com 59 anos de idade de morte súbita. Fui de Gaia a Guimarães despedir-me do meu amigo. Eu dava a volta a mundo para dizer o último adeus, com o fiz no domingo no estádio D. Afonso Henriques, estádio que o Neno tao bem conhecia.

Jamais o esqueceremos.

O NENO era um homem que sorria para a vida.

Descansa em paz meu grande abrigo, espero voltar a ver-te e poder abraçar o homem grandioso que tantas alegrias nos concedeu.

 

 

Neno e a EB1 Balteiro

Em abril de 2018, a escola EB1 Balteiro teve o enorme prazer de privar com o antigo jogador de futebol Neno. Dono de uma simpatia inqualificável e cativante, Neno presenteou toda a comunidade educativa desta escola com a sua presença nas comemorações do Dia Mundial do Livro. Como era de se esperar foi enorme o entusiasmo de todos, estarem junto de um ícone enquanto jogador, mas sobretudo com as características humanas que desde sempre o definiram. Neno partilhou memórias, peripécias e muitas fotografias com todos os presentes e mesmo quando foi “engolido” pelos pequenos fãs, demonstrou a grandeza do ser humano e, que todos temos uma missão na Terra. O dom da palavra, a humildade, a sua presença e carisma foram sem dúvida características que não passaram despercebidas a quem estava presente.

A EB1 de Balteiro presta uma singela homenagem ao Neno neste momento triste de partida física do nosso querido amigo, no entanto, sabemos que onde quer que esteja, por certo estará a dar continuidade à sua tarefa de engrandecer o Mundo. Não é um adeus, mas sim um até breve.

A Coordenadora de Estabelecimento

Carla Morais

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com