O velejador Serafim Gonçalves, um solitário lusitano nestas andanças, continua a sua saga competitiva em águas da Galiza. Após duas presenças consecutivas em Portosin e o excelente sexto lugar alcançado no Campeonato Galego, o laserista do Clube Naval Povoense (Póvoa de Varzim) voltou a competir nas águas da Comunidade Autónoma da Galiza, assumindo-se como um dos cerca de duas dezenas de concorrentes envolvidos na Semana Galega de Vela, cujo evento evoluiu no Centro de Alto Rendimento de Villa Garcia de Arousa, onde a Federação Espanhola de Vela possui instalações de grande nível, que fazem do país vizinho uma das maiores potências mundiais da modalidade.
A organização, a cargo da Real Federação Espanhola e da Federação Galega de Vela, tinha agendado a realização de seis regatas, mas as condições logísticas somente permitiram a disputa de cinco, por sinal com triunfos parciais distribuídos.
António Gaona, do Náutico de Vigo, que tinha ganho uma das cinco regatas, sagrou-se vencedor da competição, com um total de cinco pontos de penalização, enquanto o segundo e terceiro patamares do pódio pertenceram a Breogan Otero, do Grupo Bazan, com oito pontos, os mesmos que colocaram no terceiro patamar Izidro Tejeda, do Náutico de Portosin.
O mais vitorioso no plano parcial foi Javier Tejedor também de Portosin, único que bisou com duas vitórias, mas que não conseguiu melhor que a quarta posição, com 10 pontos, ou seja, menos dois que Serafim Gonçalves (12), quinto classificado, depois de fechar em beleza com um excelente 3º lugar. Gonçalves obteve ainda dois quartos, um quinto e um sexto lugar, esta a posição descartada pelo laserista do clube poveiro, cuja próxima presença ocorrerá no Ferrol, num evento de responsabilidade organizativa do Grupo Bazan.