TAÇA DISTRITO DO PORTO DE PETANCA JOGOU-SE EM PAREDES

A Taça Distrito do Porto de Petanca, disputada na vertente de triplete masculino e duplete feminino, teve lugar no Parque Rio Ferreira, em Lordelo, Paredes, e foi organizado pelo Clube Amigos da Petanca. A competição contou com a participação de 98 atletas das quatro associações de petanca do continente. A prova principal, na vertente masculina, foi vencida pelo Clube Amigos da Petanca, enquanto que o primeiro lugar feminino foi entregue a uma atleta do Clube Amigos da Petanca e outra do Clube Petanca de Estorãos.

 

O Clube Amigos da Petanca foi o anfitrião da Taça Distrito do Porto de Petanca, disputada no dia 24 de abril, nas variantes de triplete masculina e duplete feminina. A prova aconteceu no Parque Rio Ferreira, em Lordelo, Paredes, e contou com a participação de 98 atletas, 90 dos quais masculinos e oito femininos, de 11 clubes das quatro associações continentais.

A Associação de Petanca da Zona Norte (APZN) foi a mais representada, com 75 jogadores, cinco dos quais femininos, seguida da Associação de Petanca do Algarve (APA), com nove homens e uma mulher. A Associação de Petanca da Zona Centro (APZC) esteve presente com cinco atletas, três masculinos e dois femininos e, por fim, a Associação do Barlavento Algarvio e Sudoeste Alentejano (APBASA) levou três jogadores.

A competição principal masculina, denominada de Taça da Cidade de Lordelo, foi ganha pelo trio do Clube Amigos da Petanca, formado por Augusto Matos, Márcio Araújo e Lino Sampaio. Em segundo lugar ficou o Clube Desportivo e Cultural da Nave, com os atletas Hugo Dores, Humberto Coelho e Miguel Tavares, enquanto que o bronze foi entregue ao Clube Amigos da Petanca, com os jogadores Joaquim Ferreira, Manuel Oliveira e Guilherme Matos.

Maria Del Carmen, do Clube Amigos da Petanca, e Isabel Pereira, do Clube Petanca de Estorãos, conquistaram o ouro do torneio principal, em duplete feminina. Na segunda posição ficou Margarida Duque, da Casa do Pessoal da RTP-Porto, e Sónia Gonçalves, do Clube Petanca Escola de Loulé.

Nesta prova, de âmbito nacional, ainda houve oportunidade para consagrar os atletas Campeões Regionais da APZN 2022 com a entrega dos respetivos pólos das três variantes da modalidade: mão a mão, duplete e triplete, masculinos e femininos. Na variante mão a mão, foi consagrado o atleta Paulo Bessa, do Clube Caçadores de Rebordosa, e Isabel Pereira, do Clube Petanca de Estorãos. Em duplete foram distinguidos Augusto Matos e Márcio Araújo, do Clube Amigos da Petanca, e Mónica Antunes e Maria Del Carmen, também do Clube Amigos da Petanca. Na vertente triplete, receberam o pólo Joaquim Ferreira, Manuel Oliveira e Guilherme Matos, do Clube Amigos da Petanca.

De salientar a presença dos presidentes e vice-presidentes da Federação Portuguesa de Petanca e da Associação de Petanca da Zona Norte, Cesaltina da Conceição, Fernando Queiroz, Carlos Monteiro e Joaquim Ferreira, respetivamente.