TOMADA DE POSSE DOS ÓRGÃOS AUTÁRQUICOS DA FREGUESIA DA MATRIZ

Hernâni Ricardo Costa é o novo presidente da Junta de Freguesia da Matriz e, no que concerne o restante Executivo, este é composto pela Tesoureira, Cátia de Jesus Faria Torres e pelo Secretário, Paulo Jorge Pereira Garcia.

No que respeita a Mesa da Assembleia de Freguesia, esta é constituída pelo presidente da Assembleia de Freguesia, António Manuel Medeiros Anacleto, pelo 1º Secretário, Pedro André Oliveira Moura e pelo 2º Secretário, Catarina Rego Pacheco.

António Anacleto, presidente da Assembleia de Freguesia da Matriz, afirmou, aquando da cerimónia de tomada de posse, que “agora, iniciado este ciclo, mais não quero do que pedir a colaboração e respeito de todos e por todos. Respeito não só pela pessoa humana, que existe em cada um de nós, como também pela Freguesia”.

Neste contexto, Hernâni Costa, presidente da Junta de Freguesia da Matriz, revelou que “o dia de hoje marca o início de um novo capítulo na vida desta autarquia”.

O presidente da Junta de Freguesia da Matriz referiu que o projeto da autarquia passa por “tornar a Junta de Freguesia mais humana, mais sensível e, sobretudo, mais próxima dos seus cidadãos”.

“O trabalho de uma Junta de Freguesia como a nossa é estar presente nas horas em que as pessoas mais precisam. Infelizmente, nos dias de hoje, ainda temos muitas pessoas com graves carências e necessidades, nomeadamente de emprego e de habitação degradada. Assim sendo, o apoio social vai ser uma prioridade para este executivo. Outra prioridade vai ser dar uma nova dinâmica à Matriz aproveitando o crescimento acentuado do turismo, pois temos de trabalhar para atrair mais investimentos, de modo a que a iniciativa privada possa gerar mais-valias para a economia local. Outra área que queremos desenvolver é a coesão intergeracional, uma vez que temos de continuar a apoiar os nossos idosos, por isso é que vamos alargar o projeto ‘Viver +’”, revelou Hernâni Costa.

O autarca disse ainda que “temos de fazer uma aposta muito séria na nossa juventude, pois temos de aproveitar o seu potencial e de a envolver cada vez mais, na vida da nossa freguesia, por isso mesmo, vamos promover a semana da juventude e vamos apostar na criação de campos de férias”.

O presidente da Junta de Freguesia da Matriz realçou que “existem seis projetos que consideramos fundamentais para o futuro da Matriz: a requalificação do Largo Gaspar Frutuoso; a construção da Casa do Espírito Santo, no bairro de Santa Luzia; a requalificação do Miradouro de Santa Luzia; a construção da Casa Mortuária; a requalificação do Largo das Freiras; e o projeto para a inauguração de um Parque de Campismo, na Mãe d’Água. Mas para além da concretização destes objetivos e destes projetos, nos próximos quatro anos, a prioridade desta Junta de Freguesia será sempre das pessoas da Matriz”, asseverou Hernâni Costa.