O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada) começou o ano de 2021 com dois resgates em alto mar. Em ambos os casos, os tripulantes, um com 61 e outro com 38 anos, necessitaram de apoio médico imediato e foram encaminhados para hospitais. Antes mesmo destes resgates, o MRCC Delgada já havia recebido um pedido de apoio por parte de um veleiro que não tinha alimentos, água e combustível para continuar a sua viagem até às Canárias. A marinha, em comunicação com um navio mercante, conseguiu resolver a situação do veleiro onde viajavam quatro tripulantes.

 

 

A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes), coordenou o resgate, no dia 8 de janeiro, de um tripulante do sexo masculino, de 61 anos de idade, que se encontrava-se a bordo do navio mercante “PACIFIC GREBE”, a navegar a cerca de 300 milhas náuticas (556 quilómetros) a oeste da Ilha Terceira.

O resgate do tripulante, que necessitava de cuidados médicos imediatos e apresentava risco de paragem cardíaca, foi efetuado pela aeronave EH101 da Força Aérea Portuguesa (FAP) que transportou o paciente para a Base Aérea das Lajes, na Ilha Terceira. O mesmo foi, posteriormente, transferido para o Hospital Santo Espírito. Estiveram envolvidos nesta operação o MRCC Delgada, o RCC Lajes, duas aeronaves  da FAP (EH-101 e C-295) e uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

No dia seguinte, 9 de janeiro, o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada da Marinha Portuguesa, desta vez em articulação com o Centro Nacional de Coordinación de Salvamento de Madrid (MRCC Madrid), coordenou outro resgate. Tratou-se de um tripulante do sexo masculino e com 38 anos de idade, que se encontrava a bordo da embarcação de pesca “Ana Gandon”, a navegar a cerca de 620 milhas náuticas (1148 quilómetros) a nordeste da Ilha de São Miguel.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com