Foi aprovada a candidatura do projeto “Ubuntu no Bairro”, do Instituto Padre António Vieira que conta com a Câmara Municipal de Gaia como investidor social. Esta iniciativa prevê a criação e consolidação de redes comunitárias de confiança baseadas na filosofia Ubuntu – “Eu sou porque tu és”, e conta com um investimento total de 350 mil euros, 105 mil dos quais financiados pela autarquia.

Este projeto compreende a relevância de uma intervenção sistémica, holística e estruturada na comunidade, que garanta a transversalidade das ações e uma resposta eficaz e eficiente para um desenvolvimento comunitário coeso, permanente e sustentável. O “Ubuntu no Bairro” pretende trabalhar na criação de uma comunidade de confiança, coesa e participativa, que seja consciente, crítica e comprometida com a mudança social, através de um envolvimento responsável e solidário.

A iniciativa pretende ainda dar resposta à falta de participação e desresponsabilização dos cidadãos, entre eles e para com os espaços, identificada aquando da iniciativa municipal “Meu Bairro, Minha Rua”, implementando atividades como a Academia de Líderes Ubuntu, Semanas Ubuntu, Clubes Ubuntu, Famílias Ubuntu, Os Avós do Bairro, Empresas Ubuntu e Ruas Ubuntu.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com