O tradicional passeio anual sénior organizado pela União de Freguesias do Centro Histórico do Porto decorreu no passado dia 23 de outubro e contou com a participação de 300 idosos, que viajaram até Baião.

A União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória realizou mais um passeio da terceira idade, no âmbito do qual transportou 300 idosos até Baião, com o intuito de lhes proporcionar um dia especial. Os cinco autocarros partiram por volta das 9h15 das diversas freguesias que constituem o Centro Histórico do Porto, com destino a Amarante, e foram escoltados pelos Bombeiros Voluntários do Porto durante toda a viagem.

Após a paragem na cidade que é banhada pelo rio Tâmega, onde os participantes tiveram algum tempo livre para explorar o local e conviver, os seniores viajaram até à Quinta & Casa das Hortas, em Baião, na qual almoçaram e passaram um serão inesquecível. Após o banquete, uns idosos tiraram proveito dos espaços que contemplavam a Quinta para descansar ou conviver, enquanto outros aderiram ao momento dançante que se prolongou até à hora do lanche. Finda a merenda, os participantes regressaram ao Centro Histórico do Porto.

António Fonseca, presidente da União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória, contou ao AUDIÊNCIA que “muitas destas pessoas encontram-se nesta altura, tendo em conta que estamos a falar de seis freguesias, outras pessoas vêm porque provavelmente, é o momento em que têm um tipo de refeição que não é habitual, outras vêm simplesmente porque gostam do convívio e porque gostam de se divertir. Também é preciso ver que este ano muitos dos nossos moradores não vieram, porque optaram por outras iniciativas que nós temos no terreno. Aliás, hoje mesmo temos outro evento a decorrer no Palácio da Bolsa, que está inserido no nosso programa «Incursão pelo Conhecimento» e que contempla a vista a equipamentos culturais, como é o caso do Palácio da Bolsa e do Museu da Santa Casa da Misericórdia do Porto. Para além disso, também é preferível dividirmos os passeios e termos menos autocarros, porque era muito complicado logisticamente”.

O presidente da União de Freguesias do Centro Histórico do Porto aproveitou ainda o momento para salientar as medidas implementadas pelo executivo, com o intuito de fomentar a qualidade de vida da população. “A «Incursão pelo Conhecimento» é importante, porque a nossa população começou a fazer turismo graças aos turistas, porque começamos a ir a locais que eles não iam e tem sido gratificante ver a forma como as pessoas estão a aderir a este programa que nós temos. Nós temos outros programas. Temos um Coro com 45 pessoas, que faz concertos por toda a cidade e, aliás, vai fazer um Concerto de Natal na Sé Catedral. Temos também os nossos Centros de Convívio com alguma animação realizada pelos voluntários e estamos a fazer um trabalho social junto da população que está só, no âmbito de um programa que nós temos que é «Sozinho Não», onde, através de uma parceria que temos com uma Associação de Estudantes de Direito, nós estamos a ir a casa das pessoas, a levar as pessoas a passear, a levar as pessoas a visitar equipamentos e, também, a fazer alguma companhia na habitação. Isto é um trabalho muito vasto. Nós estamos em tantas frentes, mas em termos culturais, é importante, porque se nós despertarmos para a «Incursão pelo Conhecimento», também contribuímos para a qualidade de vida, porque antes de morrermos acabamos por conhecer o que de melhor há na nossa cidade e no nosso país”.

Todavia, António Fonseca enalteceu que “a Junta de Freguesia não é só isto, não é só passeios. Nós para contribuirmos para a qualidade de vida é no trabalho de proximidade junto da população, é a ajudá-los nas suas primeiras necessidades, é a ajudá-los a melhorar a sua habitação, é a evitar que sejam expulsos da freguesia e é a fazer com que se mantenham na nossa freguesia, porque a nossa freguesia é rica culturalmente e socialmente, mas não queremos que fique pobre em termos de alma”.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com