UNIDADE DE SAÚDE DOS CARVALHOS COM FINANCIAMENTO PARA A CONSTRUÇÃO APROVADO

O Programa Norte 2020 vai financiar 30% da construção da Unidade de Saúde dos Carvalhos. O equipamento vai ficar localizado num terreno, escolhido pela ARS Norte, junto à Feira dos Carvalhos, que o município já adquiriu e já cedeu para construção. O investimento total é de 4,3 milhões de euros e será construído uma infraestrutura de raiz que albergará três unidades de saúde: duas unidades de saúde familiar e uma unidade de cuidados da comunidade.

 

 

A construção da Unidade de Saúde dos Carvalhos vai ter um financiamento de cerca de 30% ao abrigo do Programa Norte 2020, através dos fundos disponibilizados pelo FEDER. No investimento total, que inclui construção e aquisição de equipamento básico e administrativo, de cerca de 4,3 milhões de euros, a Câmara Municipal de Gaia contará com uma comparticipação na ordem dos 1,3 milhões de euros, sendo da responsabilidade da autarquia o restante valor, três milhões de euros.

O equipamento será construído de raiz e está destinado a abrigar três unidades de saúde, duas unidades de saúde familiar (USF Monte Murado e USF Vilar Saúde) e uma unidade de cuidados da comunidade, que irão corresponder às necessidades assistenciais da saúde da população de forma mais equilibrada.

Este novo equipamento tem em vista a melhoria das condições físicas e funcionais para utentes e profissionais, proporcionado à população um melhor acesso, mais qualidade e mais humanização dos cuidados.

A Câmara Municipal de Gaia sempre manifestou interesse e disponibilidade em ceder, a título gratuito, à Administração Regional de Saúde do Norte, um imóvel ou terreno destinado à edificação, no mais curto período de tempo, do novo centro de saúde dos Carvalhos. O terreno, que já foi selecionado pela ARSN, situa-se junto à zona da Feira dos Carvalhos, que se encontra também a sofrer obras de requalificação, e ocupa parcialmente imóveis da propriedade de várias famílias que, reconhecendo a utilidade pública deste projeto, manifestaram disponibilidade em ceder os terrenos gratuitamente ao Município, nomeadamente por via de direito privado. Portanto, além da cedência do terreno, a Câmara de Gaia, assume a obra, enquanto que a ARSN tem a tarefa de elaborar o programa funcional e o projeto de execução.

O papel fulcral dos cuidados de saúde primários são uma salvaguarda da saúde e da qualidade de vida das populações, e isso tem sido ainda mais visível na atual situação de pandemia pela qual o país e o mundo atravessa.

Por isso, a construção do Centro de Saúde dos Carvalhos é tida como uma prioridade. As freguesias da Madalena e de Vilar de Andorinho receberam também recentemente novos centros de saúde, e há também já trabalho desenvolvido em prol do futuro Centro de Saúde de Grijó.

O terreno já é propriedade municipal e a Câmara já avançou com a cedência do mesmo para a construção. Segue-se a elaboração do projeto para obter o financiamento, total ou parcial.