A Paróquia do Divino Salvador de Vilar de Andorinho no dia 6 de julho, pelas 21h30; realizou o X Encontro de Folclore, no Parque da Capela de Balteiro .

  O X Encontro de Folclore do Rancho da Paróquia do Divino Salvador de Vilar de Andorinho está de parabéns pelos seus 10 anos de existência integrado na Associação Preservar Memórias com os mesmos anos, foi criada com o objetivo de pesquisar e investigar os costumes, tradições e raízes, da Freguesia, pacata, hospitaleira, ladeada pelo sopé do Monte da Virgem. O Rancho anfitrião foi o primeiro atuar e  tem como tema principal recriar a época nos finais do Século XIX e princípio do Século XX com romarias, trajes típicos da época, profissões etc…

  O Rancho Folclore da Paróquia do Divino Salvador é composto por 60 elementos como; lavradeira, leiteira, vendedora de legumes, padeira, lavrador rico e pobre, lavadeira, serandeiro que tinha como função nos campos andar disfarçado a vigiar as camponesas namoradeiras. O objetivo principal do Rancho é divulgar e levar bem longe a Cultura, costumes e tradições da nossa Terra. Deixando em cada atuação uma participação exemplar, vivida num espírito de amizade saudável, divertida e alegre.

  O segundo Rancho atuar no Encontro foi Rancho Folclórico e Etnográfico de São Sebastião; Danças e Cantares da Freguesia de Canha ; Montijo; o terceiro Rancho convidado foi Rancho Folclórico Santa Eulália –Lamelas Santo Tirso; e por último a participação especial de um Grupo estrangeiro da Geórgia  “ Georgian Folk Dance Group Murala “. Em todas as exibições o público entusiasmou-se, adorou cada atuação todas com as suas particularidades, os seus trajes, costumes bem defendidos num ambiente perfeito, um calor humano que se sentia quando terminava cada participação.

  No evento esteve presente o Presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia Professor Doutor Eduardo Vítor Rodrigues, que tomou a palavra e felicitou a direção pelos seus 10 anos de Cultura, porque o Folclore é um Património Histórico que deve ser divulgado a todos dentro e fora do Concelho. E mencionou uma novidade que deixou todos elementos do Rancho cheios de alegria e todos os Vilarenses contentes pela verba de 150 mil euros que será doado à direção para a recuperação do edifício a futura Sede da Associação Preservar Memórias onde está integrado o  Rancho Folclórico da Paróquia do Divino Salvador, foi sem dúvida uma excelente prenda de aniversário.

  O Presidente da Junta de Freguesia Dr: Serafim Teixeira; Andreia Teixeira;Sofia Cardoso elementos do Executivo; Vereador da Cultura da Câmara de Vila Nova de Gaia e Presidente Assembleia Geral da Associação Preservar Memórias e do Rancho do Divino Salvador Dr: Manuel Monteiro; Hugo Oliveira Vice Presidente da Federação das Coletividades de Gaia; todas as individualidades quando tomaram a palavra elogiaram todo o percurso cultural do Rancho, felicitaram todo empenho, e ficaram felizes pela novidade deixada pelo Sr: António Fernando Conselheiro Técnico da Federação de Folclore, que divulgou no dia 12 de outubro o Rancho anfitrião do Encontro passará a ser um Grupo Efetivo da Federação do Folclore Português devido ao excelente trabalho e reconhecimento da longa caminhada cultural que tem brilhantemente dignificado o bom nome de Vilar de Andorinho.

  A todos os Ranchos foi oferecido uma fita de participação e uma pequena lembrança típica da região, como a todas as personalidades convidadas, foram dados todos agradecimentos de quem colaborou com o Rancho da Paróquia do Divino Salvador, foi uma noite emotiva com muitas novidades e uma mensagem de esperança de futuro com melhores condições de trabalho e de espaço para evoluir a Cultura na Freguesia de Vilar de Andorinho.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com