O Festival da Cereja de Seixezelo é um evento promovido pela Junta de Freguesia de Pedroso e Seixezelo, que serve de mote à promoção da freguesia, da cereja e da cerejeira que outrora a povoava.

A 14ª edição do Festival da Cereja de Seixezelo decorreu ao longo de quatro dias no Parque das Corgas, em Seixezelo, em Vila Nova de Gaia, e contemplou inúmeras atividades, entre as quais o Torneio de Sueca, a Caminhada da Cereja, a aula de Zumba proporcionada pelo Ginásio MadúGym e o Concurso de Sobremesas.

Os momentos musicais e dançantes conduziram aos pontos altos do evento, através da atuação do Grupo Coral e do Grupo de Dança da Academia Sénior de Pedroso e Seixezelo, do grupo musical “Os Solitários”, do grupo TEKOS, do DJ Manassas, da Banda 3D, do grupo de dança “The Movement” e de Jorge Guerreiro. Jaimão também subiu ao palco deste festival com um espetáculo de stand up comedy e roubou muitas gargalhadas à plateia.

Filipe Lopes, presidente da Junta de Freguesia de Pedroso e Seixezelo, afirmou ao AUDIÊNCIA que “o Festival da Cereja é um ato muito importante na Freguesia” e “é, durante quatro dias, um ponto de encontro, essencialmente, da população de Seixezelo, mas também de Pedroso, de Grijó e de outras freguesias vizinhas. As barraquinhas aqui presentes são, fundamentalmente, de particulares locais, foi esse o conceito com que o Festival foi fundado há 14 edições e nós pretendemos mantê-lo, apenas melhoramos um ou outro aspeto, a começar pelo recinto e tem sido um sucesso”.

“A filosofia do festival está criada e está bem implementada, agora é manter e ir aperfeiçoando a nível de cartaz”, garantiu o autarca, acrescentando que “nós tentamos ter sempre uma barraca da Junta de Freguesia para que as pessoas saibam que têm sempre presente alguém da organização e alguém responsável com quem podem falar para resolver qualquer problema que eventualmente possa surgir”.

No que concerne o cartaz, o presidente da Junta de Freguesia de Pedroso e Seixezelo relembrou que “o ano passado nós tivemos de alterar os cartazes à última hora, fruto do processo judicial da Civopal, relativo a trabalhos realizados em 2009 e 2010. Nós alterámos os cartazes e houve um compromisso, da minha parte, com os grupos e os cantores que estavam contratados quer para a edição do Festival da Cereja, quer para a Festa do Caneco do ano passado, de este ano estarem cá”.

Elísio Pinto, vereador da Câmara Municipal de Gaia, fez questão de marcar presença na 14ª edição do Festival da Cereja de Seixezelo e sublinhou ao AUDIÊNCIA que “esta é uma tradição e é uma festa muito enraizada já na Freguesia de Seixezelo”, enaltecendo que “as raízes e a componente identitária da própria iniciativa e do próprio Festival da Cereja ajudam a levar para fora da União de Freguesias esta iniciativa. A Junta de Freguesia tem, cada vez mais, uma aposta forte para que, efetivamente, as pessoas comecem a criar estes novos hábitos, no sentido de valorizar a própria componente identitária da Freguesia e eu penso que é uma aposta ganha” e “o êxito da iniciativa vê-se pela adesão porque, efetivamente, o Festival tem aumentado de ano para ano”.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com