2458 TONELADAS DE EMBALAGENS RECICLADAS COM PROGRAMA ECOVALOR 2021

O Programa Ecovalor tem como objetivo promover boas práticas ambientais em estabelecimentos de ensino, premiando aqueles que apresentam melhor desempenho na reciclagem das suas embalagens usadas. Em 2021 foram 2458 toneladas recicladas no âmbito deste programa, que contou com a participação de 884 estabelecimentos escolares. A Escola do Monte, em Gulpilhares, Vila Nova de Gaia, ficou em primeiro lugar a nível nacional, uma vez que foi a instituição que mais toneladas recolheu, 25 no total.

 

 

Participaram 884 estabelecimentos de ensino no Programa Ecovalor, em 2021. Este é um programa de educação ambiental dedicado, exclusivamente, à comunidade escolar e disponível em cerca de 60% do território nacional. Foram mais de 274 mil alunos, professores e auxiliares que, apesar da pandemia, implementaram boas práticas de redução e reutilização de resíduos e reciclaram 2458 toneladas de embalagens.

Todas estas escolas encaminharam, para reciclar, 1.684 toneladas de papel e cartão, 609 toneladas de plástico, metal e pacotes de bebida e 255 toneladas de vidro. Cada escola recebe o seu prémio em função da quantidade reciclada, num total de 122 896 euros.

De destacar, a nível nacional, a Escola do Monte, em Gulpilhares, Vila Nova de Gaia, que ficou em primeiro lugar com 25 toneladas recicladas. Em segundo lugar ficou o Centro Infantil do Hospital de Faro, com 22 toneladas, e da Escola EB1/JI da Conceição de Faro recolheu 19 toneladas.

Na área de intervenção da Suldouro, as escolas que mais se destacaram foram: a Escola do Monte, em Gulpilhares, Vila Nova de Gaia, que já se havia destacado a nível nacional, com 25 toneladas. Em segundo lugar ficou o Agrupamento Escolas Coelho e Castro, de Santa Maria da Feira, que arrecadou 18 toneladas. Com o bronze ficou a Escola Secundária Santa Maria da Feira, com 14 toneladas.

A Suldouro, parceira deste programa, continua a sua missão de promover a educação ambiental e a sensibilização das comunidades onde atua e agradeceu o empenho e dedicação de toda a comunidade educativa.