JÁ ARRANCOU O FANTASPORTO 2017

Já arrancou Fantasporto 2017, o Festival Internacional de Cinema do Porto, na sua 37.ª edição. A antecipação é o Pre-Fantas, que iniciou no dia 20 de Fevereiro. As sessões competitivas só começarão, apenas, a 24 de fevereiro e estender-se-ão até ao dia 5 de março no Teatro Municipal Rivoli/TMR.

Nesta edição serão exibidos 125 filmes. Muitas antestreias nacionais, europeias, internacionais e mundiais, naquele que é destacado como “ um dos 50 melhores festivais de cinema do mundo”. Mário Dorminsky, fundador e membro da comissão organizadora do festival, reconhece que “as condições culturais não são as mesmas comparativamente a Lisboa, e refere ainda a importância de dar continuidade ao projeto no seu local de nascimento”.

Outros dos dados importantes para esta edição é a recente eleição da cidade do Porto considerado como o Melhor Destino Europeu de 2017, o Fantasporto é um festival genuinamente portuense. Ainda que as datas sejam coincidentes com a semana do Carnaval (como em edições anteriores) não faltarão razoes para aproximar-se do TMR para assistir a centena de exibições. Entre os convidados contam-se aproximadamente duas centenas de estrangeiros que acompanharão o festival e cuja participação crítica e criativa contribuirão para o interessante e cinéfilo ambiente do Fantasporto.

Lembramos que a diversidade da seleção nos permite assistir a obras de qualidade que não possuem qualquer representatividade no circuito comercial português, dominado quase exclusivamente pelo cinema norte-americano. O festival engloba o Cinema Fantástico, a Semana dos Realizadores, o Oriente Express e o Prémio de Cinema Português. Divididos entre o Grande Auditório Manoel de Oliveira e o Pequeno Auditório Isabel Alves Costa, os filmes da Seleção Oficial são originários de 33 países, nestas duas salas do Teatro Municipal Rivoli existirão 10 a 11 sessões de cinema diárias.

À semelhança das edições transatas, a 37.ª edição do Fantasporto prestará homenagem ao cineasta holandês Ate de Jong, atribuindo-lhe presencialmente o Prémio de Carreira conferido pelo Fantasporto, o realizador aproveitará a ocasião para apresentar o seu mais recente filme Love is Thicker than Water.

O Fantasporto promove ainda a aproximação das escolas com o cinema profissional, e assim, no 4º Encontro de Escolas de Cinema, estarão representadas com obras dos seus estudantes realizadores a ESAP/ Escola Superior Artística do Porto e o seu curso de cinema, a Universidade do Minho, a Universidade Católica, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Universidade Lusófona de Lisboa, a Escola Artística de Soares dos Reis, a Escola Superior de Arte e Design de Leiria, a Escola Profissional de Imagem/Escola de Tecnologias Inovação e Criação e a Escola Superior de Media Artes e Design.

Haverá, paralelamente, atividades que englobam responsáveis dos cursos, professores e alunos e finalmente, a atribuição do prémio de Melhor Escola de Cinema no âmbito nacional.

Na galeria de entrada para o pequeno auditório estará exposta, como em edições anteriores, uma exposição de pintura da artista plástica Catarina Machado.

O Fantasporto, cumpre assim uma vez mais, o seu papel dinamizador e criativo que desde há 37 anos atrás tem vindo a desenvolver na criação de um espaço de diálogo, exibição e critica do cinema internacional nunca esquecendo o cinema nacional ao qual tem dado sempre amplo destaque Entre os filmes a destacar, entre os estrangeiros; The Age of Shadows, de Jee-woon Kim, The Evil Within, de Andrew Getty ou Seoul Station, de Yeon Sango, e entre os portugueses a longa-metragem Rewind, de Pedro Joaquim, a Ilha dos Cães, de Jorge António, a Floresta das Almas Perdidas, de José Pedro Lopes, e Comboio de Sal e Açúcar, de Licínio Azevedo.

Entretanto a festa do Oscar 2017 acontecerá no próximo dia 26 de fevereiro, domingo. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou a data para a 89ª edição lembrando que a votação dos 6.200 membros da Academia para os nomeados ao maior prêmio da indústria cinematográfica aconteceu entre os dias 5 e 13 de janeiro, a cerimónia de entrega terá lugar no Dolby Theatre, em Los Angeles, e será transmitida para mais de 225 países e territórios.