Serafim Gonçalves, velejador da classe laser, há quase duas décadas ininterruptas a representar o Clube Naval Povoense (Póvoa de Varzim), com apoio da Bicasco, venceu a 14.ª edição do Xacobeo Portomarin, evento náutico organizado pelo clube náutico da vila de Portomarin, nas proximidades da cidade de Lugo.
Com esta vitória, obtida na sequência duma disputa acérrima com o galego Jaime Acebal, que foi segundo, Serafim Gonçalves, com uma performance de dois segundos lugares e um primeiro, repetiu a proeza alcançada na edição anterior, com a particularidade de ter tido necessidade de se aplicar a fundo para conseguir isolado o primeiro patamar do pódio.
Com esta vitória, Gonçalves elevou para cinco o número de primeiros lugares conquistados na presente época, quatro dos quais em águas galegas, onde a presença do laserista do clube poveiro (mas de origem matosinhense) é frequentemente solicitada não apenas pelos clubes da região, mas pela própria Federação Galega de Vela.
O evento tinha agendadas seis regatas. Porém, a falta de vento inviabilizou três delas, uma das quais também foi ganha pelo velejador do Povoense, cuja sua maior experiência acabou por ser decisiva na escassa vantagem (teve cinco pontos de penalização, contra seis de Acebal) que averbou sobre o velejador do Clube Marítimo de Oza.
Já a terceira posição foi para o anfitrião José António Liz, o qual, apesar de ter ganho uma regata, ficou a cinco pontos do vencedor.