O QUE DEVO PROCURAR NOS RÓTULOS PARA FAZER ESCOLHAS ALIMENTARES MAIS SAUDÁVEIS?

O rótulo dos produtos alimentares permite-nos conhecer melhor os alimentos pré-embalados. Todas informações que nele constam seguem regras legais específicas tendo obrigatoriamente que apresentar determinadas informações, tais como, a designação do alimento, a lista de ingredientes e as substâncias que podem provocar alergias/intolerâncias, a declaração nutricional, a data de validade, o fabricante e a origem.

Na hora de escolher os alimentos, o mais importante a procurar no rótulo é a data de validade, devendo preferir prazos mais prolongados; as condições de utilização/conservação que deve por em prática em casa; a lista de ingredientes e possíveis alergénios e a declaração nutricional.

A declaração nutricional apresenta, obrigatoriamente, o valor energético e a quantidade de gordura e gorduras saturadas, hidratos de carbono e açúcares, proteína e sal. As gorduras, açúcares e sal são os nutrientes a que mais devemos tomar atenção, uma vez que o seu consumo elevado pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de várias doenças crónicas, tais como a diabetes, obesidade, cancro e doenças cardiovasculares.

Na lista de ingredientes deve saber que estes são apresentados por ordem decrescente, ou seja, os que estão em maior quantidade aparecem primeiro. Assim percebe-se facilmente que são pouco adequados alimentos que terão nos primeiros 3 ingredientes, sal, açúcares ou gorduras. Tenha em atenção também que os açúcares podem ter várias designações como, glicose, frutose, maltodextrina, melaço, entre outros, e que as gorduras também, como, óleo de palma, manteiga de cacau, entre outras. Já as substâncias que podem causar alergias ou intolerâncias apresentam-se nesta lista destacadas a negrito.

Em suma, o conhecimento destes aspetos sobre a leitura do rótulo permite-lhe comparar os vários alimentos e habilita-o a fazer escolhas mais informadas e saudáveis.

Esta crónica resulta de uma colaboração entre a DECO e a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.

Para mais informações contacte a DECO: Rua da Torrinha 228h, 5º, 4050-610 Porto; deco.norte@deco.pt