VINHA BOUTIQUE HOTEL: LUXO, MODA E PORTUGALIDADE EM SIMBIOSE NA MARGEM ESQUERDA DO RIO DOURO

O Vinha Boutique Hotel localiza-se em Oliveira do Douro, em Vila Nova de Gaia, e é a mais recente unidade de cinco estrelas da região do Porto e Norte de Portugal. Inaugurado no passado dia 15 de junho, esta unidade hoteleira nasceu da reabilitação de uma propriedade do século XVI, antiga Quinta Fonte da Vinha, e oferece um conceito de estadia distinto, com 19 quartos inspirados em nomes como Ralph Lauren, Hermès, Missoni, Etro ou Christian Lacroix e outros 19 quartos com uma decoração de interiores comum entre eles, designados como Quartos Vinha. Situado na margem esquerda do rio Douro, o Vinha oferece um serviço personalizado seja no Sisley Paris SPA, o primeiro da marca francesa no Norte do país, ou no restaurante Vinha, no qual o chef Renato Cunha inspirado na história do Douro, elaborou uma carta com o luxo da cozinha tradicional sustentada numa filosofia de sabores autênticos.

 

 

O Vinha Boutique Hotel abriu no passado 15 de junho e assume-se como sendo o novo hotel de cinco estrelas da região do Porto e Norte de Portugal. Com 38 quartos, a unidade hoteleira nasceu da reabilitação de uma propriedade do século XVI, antiga Quinta Fonte da Vinha, época em que pertenceu ao Mosteiro de São Domingos do Porto, tendo sido, mais tarde, a casa do primeiro Lar do Jogador do Futebol Clube do Porto, que foi adquirida, em 2006, pelo Grupo Jaime Poças, tem uma extensa área de património natural e situa-se na margem esquerda do rio Douro.

À casa senhorial agora reabilitada, juntou-se um novo edifício, desenhado pela arquiteta Joana Poças, que reinterpretou, num traço depurado, os elegantes socalcos, que nas encostas do Douro vinhateiro se desenham, onde ficam a maioria dos 38 quartos. Metade deles são suites inspiradas na criatividade de grandes criadores de moda, como Christian Lacroix, Hermès, Kenzo e Ralph Lauren, dotadas de mobiliário, papéis de parede, têxteis e tons de acordo com o estilo de cada designer. Os restantes 19 quartos apresentam uma decoração de interiores comum entre eles, designados como Quartos Vinha. Segundo afirmou Sara Guerreiro, diretora de marketing e comunicação do Vinha Boutique Hotel, ao AUDIÊNCIA, “as suites são todas diferentes entre si e comungam os materiais nobres, as alcatifas, as madeiras e as mármores, com a arte. A grande maioria dispõe de amplas varandas com vista para o rio”.

 

Sisley Paris Spa: tratamentos de beleza e bem-estar

O Sisley Paris Spa, o primeiro da marca francesa na região Norte do país, conta com 500 metros quadrados de área dedicada ao bem-estar. O espaço do Spa inclui uma piscina interior, uma Vitality pool, 3 salas de tratamentos, um espaço de duche Vichy, sauna, banho turco, duche Hammam, fonte de gelo, duche sensações, zona de relaxamento e ainda um fitness studio. Nesta área, o hotel, também, integra uma loja, com venda ao público, de produtos da reconhecida marca parisiense de cosmética de luxo. As Nature Rooms – salas de tratamento localizadas no exterior com vista panorâmica sobre os jardins do hotel e rio Douro – também são outra opção do Vinha, assim como o serviço de babysitter.

“A nossa assinatura é «journey of senses» e é dessa forma que nós queremos marcar. Acreditamos que a forma como nós vamos marcar é a jornada de sensações que aqueles que nos visitam vão poder viver”, afirmou a diretora de marketing e comunicação do hotel.

 

Cozinha de fogo de chão, em potes, e piqueniques no jardim

O conceito gastronómico do Vinha Restaurante é dirigido pelo chef Renato Cunha, que oferece o luxo da cozinha tradicional e conta uma narrativa com origem no rio Douro, nomeadamente do seu «terroir» de montante a jusante. O serviço é realizado numa sala decorada com elementos característicos da marca Moooi. “Contudo, o restaurante dispõe, ainda, de uma sala privada, para momentos gastronómicos em espaço exclusivo e reservado e de um pátio exterior, rodeado por lagos e jardins, com a mesma tipologia de serviço das salas interiores, para estimular os sentidos gustativos em dias de bom tempo”, enalteceu Sara Guerreiro, acrescentando que “o universo gastronómico do Vinha Boutique Hotel é vasto e estende-se até ao exterior, com experiências que permitem uma relação de comunhão entre o homem e a natureza, tais como a cozinha de fogo de chão, em potes de ferro fundido antigos, ou os piqueniques Vinha, que têm lugar nos jardins do hotel e estão disponíveis tanto para o público em geral, como para os hóspedes”.

O Bar Reserva dispõe de uma esplanada com vista para o rio e jardins do palacete e apresenta uma inspiração assente no conceito clássico de clube, de momentos exclusivos, de tertúlia, mas, aqui, transposto para um espaço de que, de acordo com a diretora de marketing e comunicação do hotel, todos podem usufruir e com o Rio Douro como pano de fundo. “Um lugar onde a liberdade criativa do chef Renato Cunha pisca o olho à gastronomia internacional e é possível degustar uma refeição informal, experienciar cocktails clássicos ou de assinatura, uma seleção criteriosa de vinhos a copo, entre outras propostas”, mencionou Sara Guerreiro.

Na envolvência exterior, encontra-se a piscina panorâmica com vista frontal para o rio Douro, com bar e esplanada, 200 metros de frente de rio e 3,5 hectares de área natural e podem realizar-se diversos programas de atividades ao ar livre, tais como, passeios pedestres, de bicicleta na zona ribeirinha e de barco.

“No Vinha concentramos as experiências da região de forma muito qualitativa, é um serviço muito qualitativo e é um refúgio para ser vivido”, sublinhou Sara Guerreiro, revelando que o Vinha Boutique Hotel tem como objetivo, num futuro próximo, o aumento da oferta de alojamento, passando pela construção de bungalows ecológicos, junto ao bosque da propriedade, com vista para os jardins do palacete e o rio Douro.