QUINTA DO CRUZEIRO RECEBEU IDOSOS DE CANIDELO

Vila Praia de Âncora foi o destino escolhido para o Passeio Convívio da Terceira Idade promovido pela Junta de Freguesia de Canidelo. Cerca de 800 idosos marcaram presença neste dia repleto de animação e convívio, prometendo ficar na memória de todos.

 

Realizou-se, no passado dia 6 de setembro, o tradicional Passeio Convívio da Terceira Idade, promovido pela Junta de Freguesia de Canidelo, para todos aqueles que têm mais de 65 anos e residem na freguesia.

Saindo cedo de Canidelo, os cerca de 800 idosos rumaram até à Basílica de Santa Luzia, em Viana do Castelo, onde puderam assistir à habitual missa, celebrada pelo pároco Albino, rumando depois para Vila Praia de Âncora, mais propriamente para a Quinta do Cruzeiro, onde os esperava um farto almoço e muita animação, que começou logo à chegada.

Com música, dança, boa comida e alguns discursos de elogio ao executivo da Junta de Freguesia, o dia decorreu sem grandes incidentes, mas como diz a presidente da Junta de Freguesia de Canidelo, Maria José Gamboa, “há sempre pequenas inoportunidades, como acontece na vida”. “Um tropeção, uma queda, uma subida de tensão, mas corre sempre tudo bem. Aliás, todas estas pessoas estão seguradas na companhia de seguros que trabalha com a Junta de Freguesia”, assegura a autarca.

Em declarações exclusivas ao AUIDÊNCIA, Maria José Gamboa explicou que esta é “uma atividade anual que procuramos que tenha sempre uma excelente representação das pessoas mais velhas da freguesia de Canidelo, que contam também sempre com esta oportunidade de terem um dia diferente, de passearem por uma parte do país, de conviverem com vizinhos e antigos amigos, e tem a ver com esta dimensão da aproximação das pessoas e do convívio que nos parece fundamental para estes grupos de idade”.

Presente neste convívio esteve também Elísio Pinto, vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, em representação do presidente da autarquia. Ao fim do dia, o vereador admitiu ser “uma honra muito particular representar o presidente da autarquia”. “E neste caso concreto, estamos com cerca de 800 seniores da freguesia de Canidelo, dignamente representados pela presidente da Junta, Maria José Gamboa. Esta forma de reconhecimento, de prestar este tipo de serviço às pessoas, está na génese, está na forma como efetivamente quer Eduardo Vítor Rodrigues, quer Maria José Gamboa, sempre se disponibilizaram a servir as pessoas”, acrescentou.

Elísio Pinto destacou ainda a importância de eventos como este, que, a seu ver, “não é só um passeio, é um encontro, o encontro da amizade, da solidariedade, onde devemos celebrar a verdadeira amizade, este convívio sénior”. “Cada qual dá o que tem dentro do seu coração. E Maria José Gamboa distribui o amor com estas iniciativas. A amizade, a solidariedade, é com esta componente humana forte que valorizamos as pessoas. Espero que este dia fique marcado para sempre na memória destes 800 seniores”, rematou o vereador.