COLÉGIO DE GAIA AVANÇA PARA A 3ª RONDA DA TAÇA EUROPEIA

O Colégio de Gaia voltou a vencer, no passado dia 13 de outubro, as kosovares do KHF Samadrexha (37-30), na segunda mão da 2ª ronda de qualificação da Taça Europeia feminina de andebol, em Vila Nova de Gaia, e avançou na competição.

Depois de ter vencido no sábado, por 42-31, a equipa orientada por Paula Castro mostrou novamente ser superior à formação do Kosovo, chegando ao intervalo do jogo – que também foi disputado em Gaia por acordo entre as equipas – com uma vantagem de seis golos (20-14).

No segundo tempo, e com a eliminatória ‘na mão’, as portuguesas desaceleraram (17-16), com o marcador final fixado em claros 37-30, assegurando a passagem à terceira ronda da terceira competição da hierarquia do andebol europeu, para a qual também estão apurados Madeira SAD e ADA São Pedro do Sul.

A ponta direita Catarina Reis esteve em plano de evidência, ao apontar sete golos, depois de ter feito cinco na véspera, quando Filipa Abreu e Bebiana Sabino foram as melhores marcadoras, ambas com sete golos.

Esta vitória de luxo que se junta a mais marcos importantes deste clube nos últimos 35 anos, foi vista pessoalmente pelo Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, antigo aluno do Colégio de Gaia, onde frequentou e concluiu o Ensino Secundário, e profundo conhecedor do projeto de andebol colegial. No final da partida, Pedro Dias parabenizou e confraternizou com as jogadoras e staff da equipa.

Após esta vitória, as atletas do Colégio de Gaia vão agora defrontar, a 16 de novembro, o WHC Cair, da Macedónia do Norte, nos 1/16 de final da EHF EUROPEAN CUP.

Esta é a 11ª vez que o Colégio de Gaia ultrapassa a eliminatória de entrada, sendo que em várias épocas esteve isento da 1ª eliminatória devido ao seu currículo. Em 2005/2006 ultrapassou mesmo a eliminatória seguinte, quase se classificando para os 1/4 de final da prova.

O Colégio de Gaia participa desde 1989 nas provas europeias, inicialmente organizadas pela IHF e só depois pela EHF (fundada em 1990).