MOSTRA “OLHARES SOBRE A MISERICÓRDIA” DE HÉLDER COUTO CHEGOU À CASA DA CULTURA

“Olhares sobre a Misericórdia” do fotografo Hélder Couto foi a exposição que inaugurou, no passado dia 4 de janeiro, o ciclo de mostras de 2025 da Casa da Cultura da Trofa.

A mostra, que estará patente até ao próximo dia 25 de janeiro, apresenta a sensibilidade e a verdade do autor, assim como a riqueza do cuidado nas suas múltiplas formas, explorando a vivência numa residência para pessoas idosas, a delicadeza dos cuidados nos domicílios e a energia dos primeiros anos de vida na creche e jardim de infância.

Sendo a Misericórdia da Trofa uma Unidade de Humanitude, cada imagem destaca, segundo a autarquia trofense, “a dignidade e a força de cada ser humano, independentemente da idade ou condição, dando lugar central ao valor das relações humanas pautadas pelo respeito, pelo afeto e pela empatia. Cada fotografia captura momentos únicos dessa relação, desde o olhar atento de quem cuida até ao sorriso espontâneo de quem é cuidado, revelando a beleza das interações humanas nas diferentes etapas do ciclo da existência”.

Ao desvendar a beleza da interdependência e do cuidado mútuo, o autor desafia estereótipos e preconceitos e convida o público a refletir sobre a importância de olhar o outro como sujeito pleno de valor e humanidade, independentemente da sua condição.