“A FREGUESIA DA MATRIZ É O CORAÇÃO DA CIDADE”

O Dia da Freguesia da Ribeira Grande – Matriz foi assinalado no passado dia 2 de setembro, na mesma altura em que se celebravam as tão ansiadas Festas em honra do Sagrado Coração de Jesus. Esta data foi festejada com uma sessão solene, que culminou com a entrega de distinções honoríficas ao empresário Eduardo Ferreira, ao Clube de Patinagem Ribeiragrandense, ao Clube de Judo da Ribeira Grande e a Olga Ferreira, pelo trabalho desenvolvido em prol da comunidade e do território. Durante a cerimónia, André Mendonça, líder dos destinos desta localidade, ressaltou os mais diversos obstáculos, que visa ultrapassar, com o apoio da autarquia ribeiragrandense e do Governo dos Açores.

 

A celebração do Dia da Freguesia da Ribeira Grande – Matriz culminou com uma sessão solene, que decorreu no passado dia 2 de setembro, junto ao edifício sede desta edilidade. A cerimónia, que se realizou na mesma altura em que se comemoravam as Festas em honra do Sagrado Coração de Jesus, ficou marcada pela presença de Nuno Gomes, diretor regional da Qualificação Profissional e Emprego, Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, José Luís Pontes, presidente da Assembleia Municipal da Ribeira Grande, António Anacleto, presidente da Assembleia de Freguesia da Ribeira Grande – Matriz, Hernâni Costa, presidente da Direção do IROA, assim como de deputados, presidentes de Junta e representantes de entidades civis, militares e religiosas.

Por conseguinte, a comemoração do aniversário deste território, que se afirma como sendo o centro nevrálgico de todos os serviços do concelho e da cidade e uma localidade plena de história e de interesse, sob o ponto de vista patrimonial e cultural, contemplou a distinção de um empresário, uma personalidade e duas instituições, que se destacaram pelos seus feitos, em prol deste território e da comunidade.

As intervenções protocolares foram inauguradas por António Anacleto, presidente da Assembleia de Freguesia da Ribeira Grande – Matriz, que fez questão de sublinhar que “hoje é um dia de celebração, reconhecimento e reafirmação do nosso empenho e compromisso com a comunidade. A Freguesia da Matriz é o nosso lar, é onde construímos a nossa história e onde encontramos o calor e a solidariedade dos nossos vizinhos. É aqui que aprendemos a importância do trabalho em equipa, da cooperação e do respeito mútuo”.

Assegurando que esta localidade tem muito a celebrar e a agradecer, o presidente da Assembleia de Freguesia frisou que “temos uma comunidade unida e solidária, que se ajuda mutuamente nos momentos mais difíceis”, parabenizando “todos os que vão receber as insígnias deste território, e os seus familiares, nas categorias empresarial, institucional e individual”.

Seguidamente, André Mendonça, presidente da Junta de Freguesia da Ribeira Grande – Matriz, foi convidado a dirigir algumas palavras aos presentes, salientando que “a grande riqueza do nosso território são as pessoas, os seus habitantes. A Freguesia da Matriz é o coração da cidade e, por isso, trabalhamos todos os dias para tornar ainda mais atrativa a nossa localidade, mas infelizmente não conseguimos chegar a tudo a tempo e horas”.

Garantindo que a falta de habitação é uma das suas maiores preocupações, descrevendo-a como “uma situação muito complicada”, o edil aproveitou a presença de Nuno Gomes, diretor regional da Qualificação Profissional e Emprego, para solicitar que “leve esta questão ao senhor presidente do Governo Regional: para quando o concurso público dos apartamentos de Trás-os-Mosteiros? É fundamental para a nossa freguesia”.

A requalificação dos Miradouros de Santa Luzia e do Atlântico foi outro dos temas em destaque. “Finalmente vamos iniciar a obra da conservação do miradouro em Santa Luzia, mais conhecido como Miradouro do Palheiro, onde se pode observar um pôr-do-sol lindo, cuja primeira fase contemplará a cobertura e a iluminação. Outra obra que vamos iniciar é o Miradouro do Atlântico, que fica situado na Rua da Praia. Com estes investimentos tornamos a freguesia mais atrativa, não só para quem nos visita, mas também para os nossos residentes”, ressaltou André Mendonça, agradecendo à Câmara Municipal da Ribeira Grande, por ser “o nosso maior aliado de sempre, sem o qual nada deste trabalho era possível. A Junta de Freguesia trabalha com todos e para todos”.

Por outro lado, Nuno Gomes, diretor regional da Qualificação Profissional e Emprego, prestou, em representação de José Manuel Bolieiro, presidente do Governo Regional dos Açores, uma homenagem “a todos aqueles que nasceram nesta freguesia e a todos aqueles que, não tendo nascido, a adotaram como terra para o seu futuro e que escolheram esta Matriz da Ribeira Grande para aqui viverem e ajudarem no seu desenvolvimento”.

Garantindo que a atenção está, de facto, nas pessoas, o diretor regional da Qualificação Profissional e Emprego afiançou que o Governo Regional está “empenhado em continuar a ajudar todas as suas comunidades e, naturalmente, esta freguesia a vencer os seus desafios, a atenuar tudo aquilo que estiver ao seu alcance e a conquistar aquilo que são os sonhos e os anseios das populações”.

Neste seguimento, Nuno Gomes atestou que vai transmitir as mensagens solicitadas ao presidente do Governo Regional dos Açores. “Levo daqui o repto que me lançou relativamente ao problema da habitação, que é transversal não só aos Açores, mas também ao próprio país”, mencionou.

Reforçando que celebrar o Dia da Freguesia da Ribeira Grande – Matriz é, também, comemorar “a vontade de nós concretizarmos todos aqueles que são os nossos sonhos e desejos”, o diretor regional fez questão de expressar “a disponibilidade do Governo Regional para colaborar, em tudo aquilo que for possível, para a concretização desses sonhos, ambições e projetos, que ajudam a realizar e a tornar esta comunidade mais feliz, mais coesa e cada vez mais próspera”.

Por fim, foi Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, quem encerrou as intervenções, reiterando que “estas sessões solenes são importantes, porque celebram o poder local, que é aquele que faz acontecer, na prática, e são muito relevantes para a dinâmica social e o dia a dia da nossa comunidade”.

Destacando os investimentos previstos para a Freguesia da Ribeira Grande – Matriz e para o concelho, o autarca ribeiragrandense anunciou que “vamos fazer obras em todas as freguesias ainda durante este ano de 2023”.

Evocando a participação da autarquia na reabilitação dos miradouros do Palheiro e do Atlântico, o edil também declarou que “vamos lançar, ainda este ano, o concurso da Casa Mortuária da Matriz, que já foi lançado o ano passado, é certo, mas ficou deserto, devido à inflação. Por outro lado, a grande novidade que eu trago aqui, hoje. é a Tondela. Nós vamos, finalmente, lançar o concurso do caminho da Tondela e já no orçamento de 2024, uma obra que vai ligar o centro da Freguesia da Matriz à variante que nós chamamos da Ribeira Grande. Contamos que esta obra possa decorrer no próximo ano. Faço apenas um pequeno desejo é que, daqui a um ano, possamos estar na nossa Igreja Matriz, pelo esforço que temos feito, enquanto Câmara Municipal, a apoiar esta obra, fazendo votos para que possamos ter a nossa igreja novamente à disposição de todos, o que deverá acontecer já no próximo ano. A Câmara da Ribeira Grande está sempre ao dispor das suas Juntas de Freguesia, onde com certeza a Matriz está no coração”.

Após as mais diversas exposições, decorreu o momento que agraciou os presentes com as homenagens da Junta de Freguesia da Ribeira Grande – Matriz. Neste âmbito, o empresário Eduardo Ferreira, proprietário da Fábrica de Licores Eduardo Ferreira & Filhos Lda., foi agraciado com a Distinção Honorífica Empresarial. Já a Distinção Honorífica Institucional foi entregue ao Clube de Judo da Ribeira Grande e ao Clube de Patinagem Ribeiragrandense, ao passo que a Distinção Honorífica Personalidade foi atribuída à professora Olga Ferreira, também ministra extraordinária da comunhão.

Depois do tributo às individualidades que contribuíram, inequivocamente, para a comunidade, promoção e prestígio da Ribeira Grande – Matriz, os convidados foram presenteados com um cocktail, durante o qual brindaram à longevidade e prosperidade desta localidade.