“A LINGUAGEM DA HOTELARIA É UNIVERSAL”

O Agrupamento de Escolas Gaia Nascente promoveu, no dia 23 de janeiro, a 5ª edição do F&B Live, um evento focado na formação e no desenvolvimento dos jovens que estão a iniciar a sua carreira na área da restauração e hotelaria. Ao longo do certame, os alunos tiveram a oportunidade de participar em workshops, assistir a demonstrações culinárias e interagir com chefs, mixologistas e outros profissionais do setor.

 

A 5ª edição do F&B Live, promovida pelo Agrupamento de Escolas Gaia Nascente, contou com a participação de cerca de 40 alunos que, durante o dia 23 de janeiro, tiveram a oportunidade de participar em workshops, assistir a demonstrações culinárias e interagir com chefs, mixologistas e outros profissionais do setor, que partilharam as últimas tendências e inovações. “Este tipo de atividades, que estão direcionadas para cada curso, têm uma importância muito grande, porque nós conseguimos trazer, aqui, à nossa escola, chefs de renome, produtos e empresas que, de outra maneira, se calhar os nossos alunos não teriam acesso e através dos nossos parceiros e patrocinadores trazemos uma nova visão”, salientou Emanuel Silva, técnico superior para o ramo da docência da Escola Secundária Gaia Nascente, em entrevista exclusiva ao AUDIÊNCIA.

O certame dedicou-se, exclusivamente, à aprendizagem e à partilha de conhecimentos, com um foco particular em técnicas inovadoras, produtos de qualidade e novas abordagens na área da gastronomia e bebidas. “Este ano, tivemos quatro momentos distintos. Um momento foi, como já é tradição, com um ex-aluno nosso, que atualmente está num hotel com uma estrela Michelin, e mostrou a importância da formação. O segundo orador foi o chef Flávio Silva, da Seleção Feminina de Futebol e sub-21, que nos trouxe ensinamentos acerca da relevância do trabalho em equipa e da diversidade de locais e ramos que podemos trabalhar. Da parte da tarde, tivemos o chef Paulo Messias, que nos trouxe os sabores da ásia, através do nosso parceiro Caçarola, e ensinou aos alunos as novas tendências da gastronomia. Finalizamos com algo completamente diferente, pois tivemos uma oradora virtual, que foi a Claudia Matarazzo, uma jornalista de São Paulo, bastante conhecida no ramo da etiqueta no Brasil, que falou um pouco da importância de termos delicadeza com as confeções e para quem estamos a trabalhar”, sublinhou o técnico superior para o ramo da docência da Escola Secundária Gaia Nascente.

Assegurando que a formação e o estudo são muito importantes para o desenvolvimento profissional, Emanuel Silva ressaltou, ainda, que “nós pensamos este evento sempre de três em três anos, para que um aluno que entre no 10º, quando chega ao 12º nunca repita as palestras anteriores. Até hoje, mesmo no 5º aniversário, não repetimos nenhuma, tirando os nossos parceiros, que são importantes. Trata-se de um evento relevante, porque os alunos conhecem novas realidades, outros sítios para os quais depois nos pedem para irem estagiar e, ao mesmo tempo, é uma mais-valia para perceberem que a linguagem da hotelaria é universal”.