Num ano de pandemia, as famílias do concelho de Gaia mostraram-se ainda mais predispostas a adotar animais de estimação. Ao todo, foram adotados 256 animais, 165 cães e 91 gatos que ganharam um novo lar.

 

 

Apesar de 2020 ter sido um ano atípico, pelo contexto pandémico que se viveu, o Centro de Reabilitação Animal (CRA) de Gaia apresentou um aumento na taxa de adoção. Comparativamente com 2018 e 2019, que tiveram taxas de adotação de 67% e 73%, respetivamente, no ano passado verificou-se uma taxa de 85%, tendo sido adotados 256 animais (165 cães e 91 gatos). Por outro lado, em 2020 foram recolhidos e entregues ao CRA um total de 301 animais, uma diminuição de 57 animais face ao ano de 2019.

Mesmo neste contexto difícil, o Centro de Reabilitação Animal continua a procurar alertar a população para a problemática do abandono dos animais, promovendo campanhas que pretendem incentivar a adoção consciente e responsável e reforçar que um animal de companhia é um compromisso a longo prazo e passará a fazer parte da família.

Para conseguir equilibrar o número de recolhas/entregas, por forma a que se evite a sobrelotação das instalações, o CRA continua a promover campanhas de adoção mensais, em que o município oferece identificação eletrónica, desparasitação, esterilização e vacinação. Contudo, tendo em conta a situação pandémica e todas as restrições implícitas, quer as campanhas, quer o atendimento presencial são apenas possíveis realizando marcação prévia através do telefone 22 374 24 09 ou do email centroanimal@cm-gaia.pt.

Todos os animais disponíveis para adoção no CRA podem ser conhecidos sem sair de casa, bastando para isso visitar o site do Município de Gaia.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com