Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, fez uma visita ao Canadá de 15 a 23 de outubro, em representação desta autarquia. Em declarações exclusivas ao Audiência, fez uma síntese relativa aos principais acontecimentos destes dias.

O destaque vai para a preocupação com os “indocumentados” da comunidade portuguesa no Canadá, e também para os possíveis intercâmbios entre os estabelecimentos de ensino da Ribeira Grande, da Universidade dos Açores e de Brampton.

“A visita ao Canadá foi uma visita bastante proveitosa porque, para além dos contactos que nós fizemos a nível dos Amigos da Ribeira Grande de Brampton e Montreal, aproveitámos para fazer muitos contactos a nível institucional. Desde logo com as representações portuguesas nas várias instituições públicas, começando na Assembleia de Ontário, onde temos uma representação portuguesa que é uma deputada eleita da Assembleia (chamamos regional) de Ontário, e que assistimos também a um plenário da mesma assembleia.

Aproveitámos ainda diversos contactos a nível da comunicação social para promovermos a nossa cidade e o nosso concelho, a nível daquilo que são os grandes objetivos que neste momento estão definidos para a Ribeira Grande, e aproveitámos acima de tudo também para contactos institucionais: sindicatos e instituições particulares de solidariedade social.

Estes contactos também foram extremamente proveitosos porque tivemos conhecimento de uma realidade completamente diferente daquela a que se assiste na Região. Aproveitámos ainda para fortalecer esta ligação à nossa comunidade no sentido de vermos ‘in loco’ alguns problemas da nossa comunidade. Dentro desses problemas destacam-se os muitos indocumentados que neste momento existem na nossa comunidade portuguesa no Canadá, em particular na zona de Brampton, e uma das nossas preocupações, vindo cá para os Açores, é tentar ajudar todos aqueles que estão nessa situação. Para isso contamos com a colaboração de diversas instituições, nomeadamente da parte do Governo do Canadá (em que aproveitámos para convidar alguns representantes do Governo e dos sindicatos a virem cá aos Açores numa delegação para também perceberem a nossa realidade a nível laboral e, de certa forma, também ajudarmos aqueles que estão neste momento no Canadá a terem melhores condições laborais no sentido de terem a sua situação regularizada).

Esta visita terminou com um convívio com cerca de 500 pessoas na cidade de Brampton. É uma cidade que neste momento tem um acordo de geminação com a Ribeira Grande e aproveitámos também para reforçar esses laços e que se possa entrar numa fase mais avançada do acordo, nomeadamente com protocolos ao nível institucional, no que diz respeito principalmente ao nível da educação, em que se possam promover intercâmbios entre os estudantes do nosso concelho e de Brampton, principalmente ao nível do ensino profissional e do ensino universitário.”

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com