AMP LANÇOU “PORTO REGION – PERFEITO PARA CADA ESTADO DE ESPÍRITO”

A Área Metropolitana do Porto apresentou, no passado dia 11 de julho, no Auditório TecMaia, na Maia, o projeto “Porto Region – Perfeito para Cada Estado de Espírito”. Este evento marcou o início de uma iniciativa que visa estruturar a oferta turística dos 17 municípios de forma integrada e complementar, promovendo assim um único destino turístico.

“Uma iniciativa com passado, presente e futuro que será fundamental para a projeção de Portugal na Europa e no mundo”, afirmou o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, na sessão de abertura deste evento, que contou, também, com a presença de Carlos Abreu Amorim, secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, António Cunha, presidente da CCDR-N, Luís Pedro Martins, presidente da TPNP, e António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia, enquanto anfitrião e em representação dos 17 presidentes dos municípios da AMP.

De acordo com Mónica Montenegro, diretora executiva do IPDT – Turismo, entidade autora do projeto, o “Porto Region” pretende “organizar e divulgar de forma conjunta a oferta turística da região, utilizando uma abordagem agregadora de «Sub-Região»”, refletindo “o desafio de combinar uma diversidade de escolhas com diferentes gostos, motivações e estilos de vida”.

Com base nesta abordagem, foram desenvolvidos três suportes comunicacionais: um vídeo promocional, uma brochura e um micro-website (https://portoregion.com/), que reforçarão os esforços promocionais a nível municipal.

No evento, António Jorge Costa, presidente do IPDT – Turismo, apresentou o estudo do perfil dos visitantes da região. Segundo este, “9 em cada 10 turistas visitam a região por lazer e férias, com a cultura e património como principal motivação, e 60% são visitantes pela primeira vez. Os cinco principais mercados emissores são a Alemanha, Brasil, Espanha, Estados Unidos e França. O gasto médio por pessoa é de 673 euros, 96% dos turistas recomendariam o destino a amigos ou familiares, e 62% têm intenção de regressar nos dois anos seguintes à sua visita”.

Durante o certame, realizou-se uma mesa-redonda sobre os desafios de “Mais e Melhor Turismo” e o papel do projeto nesse contexto. O painel contou com a presença de Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, Luís Pedro Martins, presidente da ATPNP, Tiago Sá Carneiro, secretário metropolitano na Comissão Executiva da AMP, Nuno Trigo, vice-presidente e diretor da Delegação Porto e Norte da ALEP, e Joel Pereira, representante da APECATE.

Neste seguimento, uma das principais temáticas abordadas foi a necessidade de criar valor a partir das receitas do setor do turismo e distribuir esse valor de forma equitativa. Tiago Sá Carneiro, membro da Comissão Executiva e Responsável pelo Turismo na AMP, destacou que o projeto “Porto Region” visa “transformar os recursos existentes nos 17 municípios em produtos de qualidade, capazes de atrair visitantes e gerar recomendações”, ao passo que Luís Pedro Martins e Nuno Trigo salientaram a importância das parcerias e sinergias no sucesso do setor, enfatizando o papel diferenciador desta abordagem colaborativa.