ANTÓNIO LIMA DEFENDE REVISÃO DOS TRANSPORTES PÚBLICOS

António Lima, candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara Municipal da Ribeira Grande, defendeu que a autarquia deve exigir do Governo Regional, a revisão dos horários e das rotas dos transportes públicos, no concelho, para que estes sirvam, verdadeiramente, a população ribeiragrandense.

Segundo o Bloco de Esquerda, nos dias de hoje, em que existem muitas atividades económicas, que exigem horários por turnos, não é aceitável a deficiência de transportes públicos com horários noturnos, entre o centro da cidade e as freguesias a nascente.

O BE lamentou ainda que, o alargamento das carreiras noturnas, que foi recentemente implementado pelo Governo Regional, em São Miguel, não tenha incluído as ligações noturnas entre as freguesias da zona nascente do concelho e a cidade da Ribeira Grande, e que a Câmara Municipal nada tenha feito para que este alargamento fosse concretizado.

“A população, principalmente a residente nas freguesias mais afastadas da sede do concelho, beneficiaria muito destas alterações que viriam a responder a uma realidade local que se tem vindo a alterar”, referiu o Bloco de Esquerda. “O transporto individual não é, nem pode ser, a única solução: não está ao alcance de todos e não é a solução mais económica ou ambientalmente sustentável. A existência de bons transportes públicos é um sinal de desenvolvimento”, acrescentou.

O BE revelou ainda que “a coesão territorial é fundamental para o desenvolvimento harmonioso do concelho. Não pode haver um concelho a duas velocidades. O município deve ter um papel central no atenuar das desigualdades existentes nas catorze freguesias do concelho da Ribeira Grande”.