2023 ainda nem vai a meio e a AP-Associação dos Proprietários da Urbanização Vila D’Este já tem, na história do seu clube, uma quantidade invejável de medalhas. A sua participação em diversos torneiros tem levado à consolidação da instituição no panorama desportivo nacional e internacional e os atletas têm alcançado excelentes resultados, tanto individualmente, como em equipa.
A AP-Associação dos Proprietários da Urbanização Vila D’Este começou o ano com a braçada direita e tem conquistado excelentes resultados nos mais diversos torneios em que tem participado.
Nos dias 15 e 16 abril, a AP Vila D’Este participou, com dois nadadores da classe de Síndrome de Down, no IX Torneio de Natação Adaptada da Cidade do Porto, na Piscina Longa de 50 metros, em Campanhã. Esta edição foi a maior de sempre, com 157 atletas e 25 clubes participantes. Sara Duarte registou dois recordes regionais absolutos na prova dos 200 metros Bruços e, além disso, conquistou o ouro nos 50 e 100 metros Livres e ficou em segundo lugar nos 400 metros Livres. Por outro lado, Daniel Moreira ficou em segundo no pódio dos 100 metros Mariposa.
No Torneio Especialistas 2023, que decorreu nas pistas longas da Piscina Municipal da Póvoa de Varzim, competiram 263 atletas, em representação de 20 clubes. A AP Vila D’Este marcou presença com cinco nadadores e conquistou cinco recordes pessoais, nos estilos Bruços, Costas e Livres.
Seguiu-se a participação do clube gaiense no Torneio Master Cidade de Estarreja 2023, que teve lugar nas Piscinas do Complexo de Desporto e Lazer do Município de Estarreja, com seis nadadores, entre os 350 presentes, de 41 clubes. Apesar de todos terem contribuído para a pontuação coletiva, foi Alexandra Monteiro que brilhou, individualmente, uma vez que foi a primeira classificada nos 100 metros Livres, 50 e 100 metros Mariposa e venceu a prata nos 50 metros Livres. Já Fernando Fabião obteve o melhor tempo nos 50 metros Bruços, ficando na segunda posição do pódio nos 100 metros Bruços e nos 100 metros Livres, enquanto Artur Rosa ganhou a pontuação máxima nos 100 metros Bruços, arrecadou a prata nos 50 metros Bruços e 200 metros Estilos.
No 10º Torneio Masters do Litoral Alentejano, que teve lugar na Piscina de Sines e onde participaram 223 atletas, em representação de 35 clubes, os gaienses, representados por quatro nadadores, conquistaram seis medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze. Alexandra Monteiro foi a melhor classificada nos 400 e nos 50 metros Livres e também ficou em primeiro nos 100 metros Mariposa, enquanto Artur Rosa conquistou o topo do pódio nos 100 metros Estilos e nos 50 metros Bruços, arrecadando, ainda, a prata da competição de 100 metros Bruços. Já o atleta Fernando Fabião ficou ao lado do seu colega de equipa no pódio, conquistando o ouro dos 100 metros Bruços e Maria Machado trouxe, para Gaia, o bronze nos 400 metros Livres.
Por sua vez, no 43º Torneio Internacional de Natação Águia de Goslar, que aconteceu na Alemanha, competiram 198 nadadoras, em representação de 47 clubes. Ana Filipa Bastos, da AP Vila D’Este, foi uma estreia na competição internacional e trouxe para solo gaiense três medalhas de prata, em 100 metros Estilos, 100 metros Bruços e 50 metros Mariposa, e uma de bronze, em 50 metros Bruços.
Nos Campeonatos Regionais de Juvenis e Absolutos, a Piscina Municipal da Póvoa de Varzim recebeu 402 atletas. Pelo clube gaiense participaram cinco atletas que alcançaram seis recordes pessoais e dois nas estafetas.
O Complexo Olímpico de Coimbra, tinha recebido, anteriormente, o Campeonato Nacional Fundo 1500 metros, onde estiveram representados 41 clubes, com 240 atletas. A AP Vila D’Este marcou presença com Alexandra Monteiro, que conquistou o título de Campeã Nacional de Fundo 1500 metros em pista longa de 50 metros.
Mais recuado no tempo aconteceu o Campeonato Nacional Masters de Inverno – Open, nas Piscinas Municipais das Caldas da Rainha, onde participaram 839 atletas. O clube vilarense levou seis nadadores à competição, que arrecadaram várias medalhas. Alexandra Monteiro alcançou o título de Campeã Nacional nos 200 metros Mariposa e foi, novamente, vice-campeã nacional nos 400 metros Livres e nos 100 Livres. Além disso, a nadadora levou para Gaia duas medalhas de Bronze, nos 200 metros Livres e nos 100 metros Mariposa. Por sua vez, Maria Machado ganhou duas medalhas de bronze, nos 400 metros Livres e nos 200 metros Estilos, assim como Fernando Fabião, que ficou em terceiro no pódio dos 100 metros Livres e dos 100 metros Bruços.
O Torneio da Cidade da Maia foi a primeira competição de 2023 e, nela, a AP Vila D’Este ficou em 13º entre 24 clubes. Entre 285 atletas, os gaienses fizeram representar-se por nove nadadores, trazendo diversas medalhas para Vilar de Andorinho.
No que diz respeito à natação adaptada, o 8º Troféu das Fogaceiras teve lugar na Piscina Municipal de Santa Maria da Feira e contou com a participação de 13 clubes e 114 nadadores. A AP Vila D’Este, na classe Síndrome de Down, fez-se representar por Sara Duarte e Daniel Moreira, tendo conquistado o 9º lugar, na classificação geral, porém, foi a equipa com melhor progresso e registo.