Decorreu no passado dia 5 de março, na sede do Centro Cultural e Desportivo Arca de Noé, em Canidelo, Vila Nova de Gaia, a apresentação oficial das equipas de ciclismo, equipa Escola de Formação, Cadetes e Paraciclismo.
Susana Almeida, presidente do clube, aproveitou o momento para salientar o esforço coletivo que “vai ser necessário empreender na presente época, em virtude da quantidade de atletas e da sua qualidade”, acrescentando que conta com a colaboração de todos “na prossecução da árdua tarefa”.
“É minha convicção apoiar o desenvolvimento da prática do ciclismo e promover a sua melhoria e ampliação, mas este objetivo só poderá ser alcançado com uma visão unificadora de todos em torno do mesmo fim, com vista a um percurso de excelência e de satisfação para todos nós, direção, sócios, diretores, atletas pais e demais comunidade. Pertencemos à mesma equipa, a Arca de Noé”.
Por isso mesmo, Susana Almeida explicou que foi criada a equipa de Cadetes, mantendo também o ciclo de formação e o apoio ao paraciclismo através de um atelta que servirá “de embaixador do ciclismo para deficientes no concelho de Gaia e, quem sabe, o embrião para outros seguirem as suas pisadas”, como explicou a presidente.
Este atleta é Emanuel Silva, que competirá na equipa de paraciclismo “Traço de Madeira/Arca de Noé – Parcycling”, sendo que foram ainda apresentadas as equipas de formação “Escola de Ciclismo Arca de Noé –Gaia” que conta cinco atletas nos Benjamins, quatro nos Iniciados, seis em Infantis e quatro nos Juvenis.
Já a equipa de cadetes “Gaia Bike/Arca de Noé – Gaia” conta com quatro atletas, sendo que o coordenador da escola é João Martins, o diretor Domingos Monteiro e o treinador João Roxo.
A cerimónia contou com a presença de César Oliveira, presidente da Federação das Coletividades Gaia, que enalteceu a forma como a coletividade “encara e se dedica à formação dos jovens, promovendo uma alegria contagiante nos atletas”. “Esta é demonstrada na forma como interagem com o treinador, refletindo esta atitude no valor e dedicação que empreendem na hora da competição, fazendo jus àquilo que apreenderam e consolidando esta atitude com bons desempenhos”, acrescentou.
Também José Luís Pacheco, presidente da Associação de Ciclismo do Porto e Maria José Gamboa, presidente da Junta de Freguesia de Canidelo, fizeram questão de marcar presença, sendo que esta última aproveitou para salientar o “esforço desenvolvido pela coletividade em prol do ciclismo”, destacando os pupilos Liliana e Rodrigo como “exemplos de vida, dada a sua coragem e empenho em aprender e evoluir”.