“ASSUMO O COMPROMISSO DE DAR O MEU MELHOR, PARA SER MERECEDOR DESTA CONFIANÇA”

A cerimónia de transmissão de tarefas do Distrito 1970, para o ano rotário de 2023/2024, decorreu no passado dia 1 de julho, no Hotel Hilton Porto Gaia, e contou com sala cheia, incluindo a presença de autarcas, assim como de representantes de entidades civis e de inúmeros clubes do país. Na ocasião, Duarte Besteiro, do Rotary Club Gaia-Sul, foi designado governador, sucedendo a José Alberto Oliveira, do Rotary Club Braga-Norte. Simultaneamente, Pedro Summavielle foi empossado representante distrital do Rotaract, ao passo que Sérgio Carvalho foi investido representante distrital do Interact.

 

O Hotel Hilton Porto Gaia acolheu a cerimónia de transmissão de mandatos do Distrito 1970, que se realizou no passado dia 1 de julho e contou com a presença dos vereadores da autarquia gaiense, Elísio Pinto, Dário Silva, Valentim Miranda e Cancela Moura, de Manuel Moreira, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Gaia, de David Valente, governador do Distrito 1960, assim como de representantes dos mais diversos clubes rotários do país.

O evento, que assinalou o início do novo ano rotário, com o mote “Crie Esperança no Mundo”, foi inaugurado com um momento cultural, protagonizado pelo grupo de dança e música andina Intichaski e, depois da tradicional saudação das bandeiras, foi Elísio Pinto, vereador da Câmara Municipal de Gaia, quem deu início às intervenções. Afirmando, em representação de Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da autarquia gaiense, que é de valorizar o trabalho “nobre e altruísta que o movimento rotário leva a efeito”, o edil destacou que este “tem sido um pilar de resposta a inúmeros problemas sociais”.

Para o vereador, “a nomeação do governador Duarte Besteiro para o Distrito 1970 significa a justa recompensa em relação a um cidadão responsável, dinâmico e exemplar, no que toca à causa pública. (…) Estou certo de que a sua competência, imaginação e dedicação ao próximo irão marcar um novo ciclo”.

Seguidamente, o governador do Distrito 1960, David Valente, foi convidado a dirigir-se aos presentes. Felicitando Duarte Besteiro, o rotário ressaltou que “a nossa relação de amizade deve corresponder, também, à relação próxima dos dois distritos, que têm de trabalhar juntos, para darem à sociedade uma imagem de unidade, de partilha de preocupações em prol da comunidade e de serviço, onde a tolerância, a gentileza, a cordialidade e a preocupação com os outros estejam sempre presentes e sejam sempre capazes de vencer qualquer problema. Vamos tentar construir, juntos, um Rotary mais forte, no nosso país”.

Posteriormente, decorreu a transmissão de mandatos dos representantes distritais do Interact e do Rotaract. Neste seguimento, Sérgio Carvalho, do Interact Club ESAS de Vila Nova de Gaia, sucedeu Ana Moura, do Interact Club de Arouca, ao passo que Pedro Summavielle, do Rotaract Universidade do Porto, substituiu Alexandra Cardoso, do Rotaract Club de Aveiro, para o ano rotário de 2023/2024.

Findo este momento, chegou a vez de José Alberto Oliveira, do Rotary Club Braga-Norte, que neste dia cessou a função de governador do Distrito 1970, tomar a palavra. “Quando, em janeiro, recebemos o tema do ano, «Imagine o Rotary», eu fiquei emocionado, porque somos desafiados a pensar, a sonhar e a idealizar aquilo que pode ser no futuro”, salientou o rotário, evidenciando que “este ano foi dedicado às pessoas e aos afetos, depois de tanta turbulência por causa da pandemia, da guerra e da ansiedade em relação ao futuro, pelo que era necessário voltarmos a abraçar-nos e a estarmos juntos, a podermos comunicar uns com os outros e eu penso que isso foi conseguido. Fizemos um trabalho que nos encheu a alma”.

Após a transmissão de tarefas, o governador do Distrito 1970, Duarte Besteiro, afirmou que “sem todos vós, seguramente, eu não estaria aqui hoje. Pessoalmente, considero este dia como uma data muito importante, enquanto rotário, nomeadamente pela responsabilidade que a função de governador do Distrito 1970 acarreta. Por isso, e perante todos, assumo o compromisso de dar o meu melhor, para ser merecedor desta confiança e para, com humildade, motivação, espírito de missão e responsabilidade, trabalhar para cumprir as funções que me foram confiadas”.

Garantindo que o tema “Crie Esperança no Mundo”, que foi revelado, em janeiro, pelo presidente do Rotary Internacional, Gordon McInally, é inspirador, o governador deste distrito rotário asseverou que “apesar de todas as injustiças e desigualdades que vivemos neste mundo global, eu continuo a acreditar no ser humano e na sua capacidade de lutar por um planeta melhor e nós, rotários, temos essa capacidade, que faz parte do nosso ADN, desde 1905, ou seja há já 118 anos, porque acreditamos que podemos encontrar soluções duradouras, para muitos problemas mundiais”.

Na ocasião, Duarte Besteiro mencionou a importância da estreita ligação com os mais jovens, dirigindo-se aos representantes distritais do Interact e do Rotaract, para reforçar “a minha total disponibilidade e colaboração, para um trabalho gratificante, onde todos possamos aprender e partilhar ideias e tarefas. (…) Os jovens são uma das prioridades para o ano rotário que agora se inicia e estou certo de que, juntos e com o espírito de união, faremos do Rotary a nossa principal causa”.

Evocando os seus inúmeros objetivos para este ano rotário, o governador do Distrito 1970 assegurou, ainda, que “só através da nossa ação é que podemos ajudar a combater as desigualdades, dignificando aqueles que mais precisam”. “É pelo efeito multiplicador e potenciador que o trabalho conjunto dos clubes rotários pode gerar, em termos de projetos de maior escala, de âmbito local, nacional ou até internacional, que eu e o governador do Distrito 1960, companheiro David Valente, que também hoje inicia funções, decidimos avançar com o processo de geminação e de cooperação entre os nossos dois clubes, o Rotary Club Gaia-Sul e o Rotary Club de Loures, a ser formalizado no próximo dia 6 de outubro, em Vila Nova de Gaia”, anunciou Duarte Besteiro.

A cerimónia de transmissão de tarefas do Distrito 1970 encerrou com um momento musical, protagonizado pela artista Noa, também presidente do Rotary Club Porto Oeste, acompanhada por Ricardo Massa, seguido de um porto de honra.