ATIVIDADE MUNICIPAL NA RIBEIRA GRANDE

Ribeira Grande recebe prémio “Município Amigo do Desporto”

 A Ribeira Grande recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o galardão “Município Amigo do Desporto”, um prémio que, de acordo com o Vereador da Cultura e do Desporto, “sublinha a aposta que a autarquia tem vindo a fazer ao nível da promoção de práticas desportivas e implementação de hábitos de vida saudáveis”.

Filipe Jorge deslocou-se até ao Funchal, na Madeira, local onde decorreu a cerimónia, durante o XX Congresso Nacional de Gestão de Desporto, para receber o galardão que, de acordo com o mesmo, reconhece o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no concelho.

 Câmara quer criar serviço de transporte adaptado para pessoas com mobilidade reduzida

Durante uma visita aos utentes do Centro de Atividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande no Teatro Ribeiragrandense (no âmbito das atividades artísticas preparadas), Alexandre Gaudêncio anunciou a sua intenção em criar um serviço de transporte adaptado para pessoas com mobilidade reduzida ou portadoras de deficiência, para se “dar resposta a necessidades várias com que estas pessoas se deparam no seu dia-a-dia”.

O presidente da autarquia diz que “é nosso propósito que as pessoas com mobilidade reduzida ou portadoras de deficiência possam ter acesso a transporte adaptado para fazerem face a deslocações diversas, seja para irem tratar de documentos pessoais, visitarem um familiar ou poderem usufruir de momentos de lazer ou convívio”.

14 formandos concluíram o curso empregado/a de andares

14 formandos concluíram o curso empregado/a de andares, uma formação de qualificação profissional, de 695 horas, promovida pela autarquia ribeiragrandense em parceria com a Escola Profissional da Ribeira Grande.

De acordo com Alexandre Gaudêncio, esta formação pretendeu “dar resposta às necessidades que o mercado de trabalho já tinha identificado” na Ribeira Grande, tendo em conta que a cidade “tem os maiores projetos turísticos da região em desenvolvimento e os níveis de empregabilidade no setor são elevados”. Por isso mesmo, já “cerca de 80% dos formandos tem contrato sem termo firmado junto de entidades privadas”.

Câmara Municipal aumenta apoio financeiro aos Bombeiros Voluntários em 30% para 2020

Em visita aos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, durante o Dia Internacional do Voluntariado (5 de dezembro), Alexandre Gaudêncio anunciou o aumento do apoio por via do protocolo financeiro com os Bombeiros Voluntários em 30%, bem como o aumento do valor “que consta do protocolo para a utilização do complexo de piscinas Viriato Madeira por parte dos jovens e idosos”.

Ainda durante esta visita, o presidente do município manifestou a intenção da autarquia em reforçar os incentivos ao voluntariado para que “mais pessoas se sintam motivadas a aderir ao voluntariado nas instituições do concelho”.

“Criar um prémio para o voluntariado que complemente e reforce a oferta já existente no âmbito do estatuto do voluntariado” pode ser uma das medidas a implementar. “A ideia poderá ser aplicada não só nos bombeiros na Ribeira Grande, mas também nas demais instituições do concelho que promovem o voluntariado.”

Ribeira Grande no top’10 nacional no Índice da Presença na Internet

A Câmara Municipal da Ribeira Grande voltou a ser distinguida pela Universidade do Minho com o prémio Índice da Presença na Internet, figurando no top’10 nacional, na categoria C4 – Participação. Em representação da autarquia durante a cerimónia em Guimarães esteve António do Vale, coordenador técnico de informática.

A distinção atribuída à autarquia “realça o trabalho que vimos realizando ao nível da aproximação dos munícipes aos serviços disponibilizados, privilegiando um contato mais próximo e que vá ao encontro das necessidades do dia-a-dia das pessoas”, explicou Alexandre Gaudêncio.

Projeto “Ver com outros olhos” será alargado a restantes museus

“Ver com outros olhos” é um projeto pioneiro, implementado apenas na Casa do Arcano, através do qual faz-se chegar a informação aos invisuais. Durante a visita de uma comitiva da ACAPO (Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal) àquele museu, Alexandre Gaudêncio noticiou que a autarquia está a trabalhar “no sentido de melhor servir todos aqueles que nos visitam e que procuram os nossos museus para conhecerem um pouco mais da nossa história e tradições”. Por isso mesmo foi implementado este projeto na Casa do Arcano, e será alargado aos restantes museus: Municipal, do Franciscanismo e da Emigração Açoriana.

Câmara Municipal apoia obras de beneficiação da igreja Nossa Senhora da Estrela em 180 mil euros

A Câmara da Ribeira Grande assinou um protocolo de cooperação financeira com a fábrica da igreja Nossa Senhora da Estrela, freguesia da Matriz, para ajudar nas obras de restauro e beneficiação do edifício religioso.

O apoio será dividido em duas tranches iguais e permitirá dar resposta às intervenções necessárias no imediato, em particular nos trabalhos que já decorrem ao nível da substituição da cobertura, reforço sísmico, entre outros.

Novo resort na Ribeira Grande custará 42 milhões de euros

O mais novo empreendimento turístico na Ribeira Grande será feito na freguesia da Ribeira Seca, na frente-mar junto à praia de Santa Bárbara. Num investimento de 42 milhões de euros, este é atualmente o maior investimento a decorrer nos Açores.

Este empreendimento turístico reúne um grupo de investidores liderado pelo empreendedor Tim Vieira, e criará mais de 120 postos de trabalho diretos. O empreendimento, a cargo do grupo Reformosa, apresenta construção mista, ou seja, será composto por hotel com 68 quartos, 30 bungalows e 10 villas.

A implementar numa área superior a 75.000m², o projeto cumpre com as orientações do ordenamento do território ao não ultrapassar os 20% em termos de taxa de ocupação total do terreno. O projeto deve dar entrada na autarquia até ao final do corrente ano, prevendo-se que a construção se inicie no último trimestre de 2020. O prazo de execução é de 20 meses.