A eucaristia, inserida na Festa de Nossa Senhora da Estrela, realizou-se no passado dia 2 de fevereiro, pelas 5 horas, no quartel dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, e contou com a presença de centenas de pessoas, entre as quais Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Domingos Oliveira e Jorge Pacheco, em representação da Junta de Freguesia de Mafamude e Vilar do Paraíso, em Vila Nova de Gaia, Rancho Folclórico de Vilar do Paraíso, Filarmónica Triunfo, elementos do Governo Regional e entidades civis e militares.

“Salvê Estrela matutina. Foco de vida e amor. Salvê espelho de justiça. Terna mãe do Redentor”. Foi com o Hino de Nossa Senhora da Estrela que o diácono João Faria e o pároco da Freguesia da Matriz, Manuel Galvão, deram início à missa em homenagem àquela que é a padroeira dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande e da Filarmónica Triunfo, que teve lugar no passado dia 2 de fevereiro, pelas 5 horas, no quartel dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, pelo facto de a Igreja Matriz da Ribeira Grande se encontrar em obras.

A tradicional procissão que geralmente se realiza após a eucaristia também não se concretizou, contrariamente ao que aconteceu nos anos anteriores, devido às condições climatéricas. Todavia, os dois andares com a imagem de Nossa Senhora da Estrela que costumam seguir em procissão foram, como habitualmente se efetua, solenemente colocados na sede da Filarmónica Triunfo e no quartel dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande.

Assim, após a missa, foi servido o pequeno-almoço a toda a população presente, que foi surpreendida com a atuação do Rancho Folclórico de Vilar do Paraíso, oriundo de Vila Nova de Gaia, que fez questão de participar neste ato solene juntamente com um número considerável de gaienses, que rezaram à Nossa Senhora da Estrela.

A homenagem à padroeira terminou com a romagem ao Cemitério da Ribeira Seca, em tributo aos sócios e fundadores dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com