BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE COIMBRÕES CELEBRARAM 113 ANOS DE EXISTÊNCIA

Os Bombeiros Voluntários de Coimbrões assinalaram o 113º aniversário com uma sessão solene que contou com a presença de Armando Domingues, Bispo Auxiliar do Porto, José Guilherme Aguiar, vereador do pelouro da Proteção Civil e Segurança, de Albino Almeida, presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia, de Mário Reis, tesoureiro da Junta de Freguesia de Santa Marinha e São Pedro da Afurada, de José Miranda, presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto, e de José Morais, vice-presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses.

As comemorações do 113º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Coimbrões lembraram a história da instituição e incluíram a receção às entidades oficiais, a apresentação da formatura dos Bombeiros em parada e o descerramento da fotografia do Chefe António Vieira pela sua passagem ao Quadro de Honra.

A sessão solene foi o ponto alto das celebrações e incluiu inúmeros momentos musicais, proporcionados pelo Grupo Coral Anima Cantat e a atribuição de Diplomas e Medalhas de Assiduidade da Liga de Bombeiros Portugueses e de Medalhas da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Coimbrões aos diretores e aos elementos do Corpo de Bombeiros. No que respeita as condecorações concedidas aos diretores, Joaquim Leite recebeu o Diploma e as Medalhas por 10 anos de Assiduidade, enquanto António Gonçalves e Francisco Soares obtiveram os Diplomas e as Medalhas por 20 anos de Assiduidade.

No que concerne os elementos do Corpo de Bombeiros, o Diploma e as Medalhas referentes a 5 anos de Assiduidade foram atribuídas ao Bombeiro de 3ª Helder Pinto e ao Bombeiro de 3ª Jorge Pereira. O Diploma e as Medalhas alusivas a 10 anos de Assiduidade foram concedidas à Bombeira de 2ª Vera Teixeira e ao Bombeiro de 2ª Bruno Fernandes. O Diploma e as Medalhas relativas aos 15 anos de Assiduidade foram entregues ao Bombeiro de 2ª Nuno Oliveira e ao Bombeiro de 3ª Alberto Teixeira. O Diploma e as Medalhas respeitantes aos 20 Anos de Assiduidade foram dadas ao Chefe Nuno Pereira, ao Bombeiro de 1ª José Peito, ao Bombeiro de 3ª Edgar Oliveira e ao Bombeiro de 3ª Rui Pinheiro. Já o Diploma e as Medalhas tocantes aos 25 anos de Assiduidade, foram cedidas ao Bombeiro de 1ª Helder Madureira.

Seguidamente, decorreu cerimónia de ingresso a Bombeiro Especialista, nomeadamente do Bombeiro Especialista Estagiário Hugo Silva, da Bombeira Especialista Estagiária Raquel Brito e da Bombeira Especialista Estagiária Helena Perez.

A celebração do 113º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Coimbrões incluiu ainda a solenidade, na qual o Oficial Bombeiro de 2ª José Luis Ferreira Silva tomou posse enquanto 2º Comandante.

António Coimbra Gonçalves, presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Coimbrões, afirmou ao AUDIÊNCIA que “para mim, como presidente, é um privilégio estar à frente desta casa”, enaltecendo que “nós aspiramos ser uma referência em Vila Nova de Gaia” e que “nós somos muito ambiciosos e temos grandes projetos para a Associação, assim que as entidades correspondentes a este caso nos possam ajudar”. 

A sessão terminou com os “Machados D’Ouro” e com a atuação do Grupo Coral Anima Cantat, que cantou em uníssono o “Hino dos Bombeiros Portugueses”.