CARLOS FURTADO DEFENDEU QUE SÃO URGENTES SOLUÇÕES PARA A FALTA DE MÃO DE OBRA

O deputado independente Carlos Furtado solicitou uma reunião com Nuno Gomes, Diretor Regional da Qualificação e Emprego, com o objetivo de perceber, em detalhe, as medidas que estão a ser implementadas, a nível de empregabilidade nos Açores e as soluções prevista para combater a falta de mão de obra em vários setores.

No encontro, Nuno Gomes respondeu às várias questões colocadas por Carlos Furtado e João Martins, que integra o grupo de trabalho do parlamentar independente, salientando o novo paradigma de empregabilidade, para onde a Região Autónoma dos Açores se pretende orientar, com menos dependência dos programas ocupacionais, para mais emprego efetivo e sem termo e mais formação.

Por outro lado, os participantes abordaram a falta de mão de obra em vários setores, revelando que entendem que é necessário continuar a investir na formação profissional e no incentivo à empregabilidade e autoemprego, como forma de elevar os padrões de vencimentos e, consequentemente, fixar populações em idade laboral.

No final da ordem de trabalhos, ficou o compromisso, de parte a parte, de continuar a existir o diálogo na busca de soluções para as temáticas do emprego, formação e valorização da mão de obra nos Açores, num ambiente responsável, construtivo, cooperante e sem estigmas populistas. Por conseguinte, o deputado Nuno Gomes tomou consciência da atual situação, o que poderá levar a que, com base na atual realidade, sejam por ele apresentadas propostas parlamentares, com o objetivo de melhorar o atual cenário de empregabilidade e formação profissional na Região Autónoma.