CILA SIMAS, TROFÉU AUDIÊNCIA CULTURA 2024

“Boa noite, senhor presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia. Boa noite a todos os autarcas, a todos aqueles que estão a ser reconhecidos e ao público, porque é do público que vive a cultura. Muito obrigada ao Jornal AUDIÊNCIA, na pessoa do senhor Ferreira Leite, que num domingo de manhã me enviou uma mensagem a dizer que eu seria nomeada para este prémio e eu fiquei surpreendida, mas respondi-lhe que estava disponível.

Ora, cá estou eu, sem discurso preparado e é assim que eu, normalmente, costumo fazer as coisas. Depois de ter agradecido ao Jornal AUDIÊNCIA, eu quero agradecer ao meu marido, por este Troféu, pois foi ele que me deu todo o apoio e toda a formação em comunicação social, que eu não tive na licenciatura, como é lógico, pois estudei outra área, mas tive-a na prática, tanto na televisão, como na rádio.  Quero agradecer também, porque ocupou o cargo de mãe e de pai, enquanto eu andava nestas lides. Durante 16 anos, trabalhámos juntos na nossa empresa, no privado e muitas das vezes tínhamos de nos revezar, para que as coisas dessem certo. As nossas filhas, hoje, já são grandes e estão em casa sozinhas, sem problema nenhum, porque uma já tem 19 e a outra tem 13 e, portanto, já se orientam. Mas, o prémio é também deles os três, porque foram eles que me deixaram e que me permitiram estar onde estou agora, numa das maiores casas de cultura, aliás, no segundo maior Coliseu e mais antigo, carregado de cultura.

Nós todos somos cultura. A cultura é a identidade de um povo e nós não nos podemos esquecer disso. Isto é a nossa identidade, é aquilo que nós levamos dos nossos antepassados. Aquilo que nós fazemos hoje vai ser lembrado amanhã, por isso muito obrigada a todos, porque este também é um evento cultural. Quase tudo o que nós fazemos na nossa vida é cultura. Obrigada”.