O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande recebeu Patrick Lui, cineasta e produtor chinês, que esteve em São Miguel com o intuito de realizar um documentário sobre o chá.

“Um Conto de Cidades do Chá” é o documentário que Patrick Lui quer realizar. De acordo com Alexandre Gaudêncio, e tendo em conta que a Ribeira Grande é o único sítio na Europa onde se faz o cultivo do chá, “fazia todo o sentido que o recebêssemos com o intuito de lhe facultar toda a informação histórica que possuímos”. Para isso, o autarca e o cineasta fizeram acompanhar-se pela chefe de gabinete da divisão cultural, Sónia Timóteo, bem como pelo historiador Mário Moura.

Além de uma visita guiada pelos Paços do Concelho, revisitou-se o passado através de fotografias antigas referentes à apanha manual do chá no século passado.

Patrick Lui, vencedor de um Emmy em 1983 com o documentário “Heart of the Dragon”, tinha em mente começar com uma visita à ilha de São Miguel, mas decidiu avançar de imediato para a recolha de imagens que vão dar corpo ao documentário que incidirá sobre o chá e o seu cultivo nos Açores.