O Concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo está de volta, com o objetivo de promover obras de literatura infantil, dando a conhecer novos autores e ilustradores. Esta iniciativa, que é organizada pela Câmara Municipal da Trofa, com o apoio do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., já registou, até ao momento, 375 inscrições entre contos e ilustrações, o que representa um aumento substancial face à edição transata.

 

 

Segundo a Câmara Municipal da Trofa, este concurso literário internacional, que aposta na promoção e na salvaguarda da literatura infantil, fomenta o gosto pela leitura e estimula o espírito de iniciativa, ao mesmo tempo que desenvolve e incentiva a escrita criativa e a ilustração na literatura infantil, estende-se a todos os países de língua oficial portuguesa. O certame visa, ainda, divulgar autores lusófonos, nomeadamente de Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor.

De acordo com a autarquia, “até ao passado dia 8 de julho, o registo total de inscritos era de 375, entre contos e ilustrações. A concurso estão, neste momento, 336 contos – 256 de Portugal, 69 do Brasil, 7 de Moçambique e 4 de Angola – e ainda 39 ilustrações. Em comparação com o ano anterior, há mais ilustrações a concurso, destacando-se ainda um aumento significativo dos contos provenientes de Portugal. Há ainda mais 27 contos oriundos do Brasil, em comparação com a última edição da iniciativa, bem como uma ilustração”.

A edição de 2021 destaca-se pela implementação de algumas novidades, face às edições anteriores. Este ano, puderam participar autores com ou sem livros publicados e passaram a existir, apenas, dois prémios, nomeadamente o Prémio Matilde Rosa Araújo, para o melhor conto, no valor de 2500 euros, e o Prémio Ilustração, para a melhor ilustração, no valor de 2 mil euros. Para efeito de publicação, o vencedor do Prémio “Melhor ilustração” ilustrará o conto vencedor do Prémio “Matilde Rosa Araújo”. Os dois grandes vencedores serão revelados em novembro, durante as comemorações do 23º aniversário do município da Trofa.