“CONFIEM E ACREDITEM EM QUEM FAZ DIFERENTE E MELHOR”

João Rouxinol é o candidato à presidência da Junta de Freguesia de São Félix da Marinha pela Coligação Democrática Unitária (CDU). O candidato que concorre há freguesia onde habita, salienta que a sua candidatura é com a intenção de ter uma freguesia diferente, mais humanizada e inclusiva. João Rouxinol falou de vários objetivos a implementar na freguesia, nomeadamente o fim dos pórticos na A29, a reparação e construção de estradas e passeios, a criação de vias ciciáveis e pedonais, a criação de um Centro Cívico com biblioteca, auditório e salas para ensaio/exposições, entre muitos outros.

 

 

Quais são as principais motivações e porque decidiu candidatar-se ao cargo de presidente da Junta de Freguesia de São Félix da Marinha?

As motivações para decidir pela candidatura à presidência da Junta de S. Félix da Marinha pela CDU, não são isoladas do contexto geral em que me coloco. Durante toda a vida pautei por ser interventivo e lutador por causas que julgo justas, no sentido da construção plena do ser humano e da justiça. Profissionalmente, como Inspetor da PJ, no combate à criminalidade violenta e organizada, atento e combativo contra a perversidade e fragilidade humana, pelas desigualdades, pautando a missão com integridade moral e cívica e por uma justiça mais igual. Durante o percurso fui sempre saindo da esfera pessoal, seguindo um pouco mais pelos outros, acreditando que no coletivo cada um é determinante. Fui e sou ainda dirigente da Associação Sindical dos Inspetores da PJ desde a sua criação. Fui dirigente desportivo durante 30 anos, quase em exclusivo na vertente da formação do basquetebol. Fui voluntário na Cruz Vermelha e na Médicos do Mundo, no apoio à população doente, em situação sem-abrigo e em exclusão social. Entendo como normal a atividade política, onde e quando entenderem que a minha participação pode ser útil, pelo que aceitei o convite da CDU para liderar uma equipa heterogénea, honesta e competente, concorrente à gestão da freguesia onde habito e que pretendo que seja diferente, mais humanizada e inclusiva.

 

Como vê a evolução e o trabalho que o atual executivo tem realizado em São Félix da Marinha ao longo dos últimos oito anos? O que teria feito de diferente?

Desde que vim para esta freguesia e pelo quotidiano parece-me que a sua gestão tem um caráter casuístico, sem rumo certo, obedecendo apenas ao cumprimento das instruções da Câmara. A gestão do atual executivo não é adequada e ajustada às necessidades da população. É uma gestão estagnada, afastada do diálogo com a população, com pequenas obras de circunstância numa freguesia desigual com grandes necessidades prementes e urgentes.

 

Se for eleito, o que anseia concretizar durante o seu primeiro mandato, em prol do desenvolvimento da população e da freguesia? Pode mencionar alguns projetos que anseia implementar?

Se for eleito, e se possível com equipa, pretendemos cumprir o compromisso de lutar pelos direitos da população, tentando obter mais investimento em diversas áreas. Na mobilidade/acessibilidade queremos a reparação e construção de estradas, passeios, a criação de vias ciciáveis e pedonais. Mais e melhores transportes públicos, com maior cobertura de zonas. Insistimos no fim do Pórtico da A29, em Francelos. Na saúde exigimos a criação na USF, de mais valências nos cuidados primários de saúde, na saúde oral, mental, fisioterapia e contratação de mais funcionários, de médicos e pessoal auxiliar, melhorando os rácios e qualidade do atendimento. Na educação apostamos na inserção de resposta educativa na freguesia, com mais escolas públicas, nomeadamente no ensino pré-escolar, pela criação de creches. Na habitação queremos melhorar a oferta pública de habitação digna, para aquisição ou arrendamento, a preços acessíveis. No emprego pretendemos a fixação de MPME na freguesia, para criação de emprego local, com apoio e aplicação de fundos de desenvolvimento regional. No ambiente é nosso objetivo melhorar a qualidade e preservação da vegetação. Tratamento e conservação dos rios e ribeiros. Exigir a completa ligação ao saneamento, bem como o tratamento das águas. Na cultura queremos a criação de uma estrutura cultural pública (Centro Cívico), dotada de biblioteca, auditório e salas para ensaio/exposições, para a promoção e divulgação da atividade cultural da e para a população de S. Félix. Quanto ao movimento associativo devem ser criadas condições públicas de apoio às associações locais, com escrutínio e com o reconhecimento como Parceiros Sociais do Estado. Na coesão social pretendemos melhorar a rede de cuidados especiais aos mais idosos, com instalações adequadas e de qualidade, que garantam um envelhecimento ativo digno. É urgente a criação de espaços verdes e parques urbanos para a prática desportiva e de lazer para todas as idades.

 

Que mensagem gostaria de deixar à população?

Eu e toda a minha equipa estamos e estaremos sempre do lado certo da população, atuando com trabalho, honestidade e competência. A CDU não tem propósitos pessoais e o trabalho não termina no dia das eleições. Confiem e acreditem em quem faz diferente e melhor.

 

 

Lista candidata à Assembleia de Freguesia de São Félix da Marinha pela CDU

  • João Rouxinol
  • Lígia Oliveira
  • Carlos Santos
  • Raquel Rouxinol
  • Joaquim Fernandes
  • Anabela Silva
  • André Correia
  • Claúdia Duarte
  • Hélder Sequeira
  • Virgínia Dias
  • Manuel Ferreira
  • Lúcia Correia
  • Francisco Oliveira