CROWNE PLAZA PORTO CULTIVOU HORTA URBANA NO CORAÇÃO DA INVICTA

O Crowne Plaza Porto instalou uma horta urbana com 300 metros quadrados no terraço do Hotel, com o objetivo de oferecer refeições mais saudáveis no Restaurante Poivron Rouge e de contribuir, simultaneamente, para uma cidade mais sustentável.

Miguel Carvalho, Diretor do Departamento Food & Beverage, afirmou que, incluir uma horta urbana no Crowne Plaza Porto foi uma decisão “quase imediata” da equipa do Hotel. “Além de passarmos a ter um rápido e fácil acesso a alimentos sempre frescos, que encaixam na perfeição com o nosso conceito de cozinha mediterrânica – pura, natural e saudável –, este é o nosso contributo para uma cidade futurista e com hábitos cada vez mais amigos do ambiente”, disse Miguel Carvalho.

A plantação é composta por módulos e foi instalada pela Noocity Ecologia Urbana, uma start-up portuguesa que acompanha, desde 2014, a tendência crescente da agricultura urbana na Europa e no mundo.

A Noocity Growbed é uma cama de cultivo que permite superar as principais barreiras da agricultura nas cidades, tais como a falta de espaço, a carência de atividade agrícola convencional e o elevado consumo recursos.

A horta possui um sistema de autorrega, o que possibilita uma poupança global de água até 80%, comparativamente aos sistemas de cultivo convencionais, uma vez que evita a evaporação, diminui a frequência de rega e permite reter a água das chuvas e um sistema de sub-irrigação, que viabiliza uma autonomia de rega de até 3 semanas.

A plantação do Hotel Crowne Plaza Porto é a maior que a Noocity Ecologia Urbana instalou em Portugal.

A horta conta, entre outros produtos, com tomates, alfaces picantes, ervas aromáticas, cenouras, cebolas, rabanetes, frutos vermelhos, batata-doce e flores comestíveis que vão ter como destino a cozinha do Poivron Rouge.

Segundo o Chefe Jorge Sousa, esta será a solução para “tornar o Hotel autossuficiente em alguns ingredientes, maximizar o controlo de qualidade e conseguir ter acesso a produtos que já não se encontram facilmente no mercado”.