DADOS DIVULGADOS PELO INE CERTIFICAM “CREDIBILIDADE E RIGOR DAS CONTAS PÚBLICAS”

Carlos Silva, deputado do Grupo Parlamentar do PS/Açores, afirma que os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) certificam a credibilidade e o rigor das contas públicas nacionais sobre o Rendimento Disponível das Famílias e sobre o Produto Interno Bruto (PIB), confirmando assim o “bom momento” que a economia açoriana atravessa.

O deputado do PS deu destaque à importância da “revisão em alta do PIB dos Açores em 2017” que alcançou mais de 4.120 milhões de euros. O INE também reviu em alta a taxa de crescimento real do PIB da Região em 2016, “o que revela um crescimento superior à média nacional (1,9%) e confirma, uma vez mais, que os Açores foram a única região do país a convergir com a média europeia”.

De acordo com o parlamentar, “este é mais um sinal claro do novo ciclo de desenvolvimento e de crescimento económico que se vive nos Açores” e que contraria a “permanente crítica de alguma oposição”.

Carlos Silva acrescenta ainda, em nome do Partido Socialista, que “o Rendimento Disponível das Famílias Açorianas em 2016 atingiu os 12 mil euros”, superando também a média nacional. Assim sendo, cada açoriano recebe por ano mais 380€ que a média dos cidadãos portugueses.

O deputado defende que esta é “mais uma evidência das vantagens que os açorianos têm ao seu dispor” por viverem numa região cada vez mais sustentável, “com impostos mais baixos e com uma rede de proteção social abrangente, que garante o aumento dos rendimentos das famílias açorianas”.