O Dia do Diploma foi assinalado nos passados dias 11, 25 e 31 de outubro, no Pavilhão da Escola Secundária de Carvalhos, e contemplou a entrega de certificados e diplomas de conclusão do Ensino Secundário, do Quadro de Honra e do Quadro de Excelência aos alunos distinguidos do Agrupamento de Escolas de Carvalhos.

O Agrupamento de Escolas de Carvalhos, em Vila Nova de Gaia, voltou a promover o Dia do Diploma, um dia dedicado aos alunos que mais se destacaram durante o ano letivo transato. Neste seguimento, 750 alunos foram agraciados com a entrega de certificados e diplomas de conclusão do Ensino Secundário, do Quadro de Honra e do Quadro de Excelência.

Domingos Oliveira, diretor do Agrupamento de Escolas de Carvalhos, afirmou ao AUDIÊNCIA que o Dia do Diploma tem como objetivo “dar relevo ao trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, premiando os alunos que tiveram o respetivo mérito quer no Quadro de honra, quer no Quadro de excelência, como um incentivo para que eles estudem e continuem a estudar cada vez mais e aos outros que não conseguiram atingir este objetivo que também seja um incentivo para eles, para que eles consigam atingir melhores resultados. Nós somos uma escola inclusiva e, independentemente dos resultados, queremos que os alunos se sintam bem na escola e, portanto, esse é o maior prémio. Este prémio é mais um incentivo para eles tentarem melhorar sempre os seus estudos”.

“Nós somos uma escola de valores e promovemos os valores em primeiro lugar, obviamente não podemos dissociar os valores que transmitimos aos alunos dos resultados, portanto isto acaba por ser um incentivo para que os alunos e os pais e os professores trabalhem para conseguirem os melhores resultados possíveis”, enalteceu o diretor do Agrupamento de Escolas de Carvalhos.

Esta celebração, que decorreu ao longo de três dias, contou com a presença de Filipe Lopes, presidente da Junta de Freguesia de Pedroso e Seixezelo, que salientou ao AUDIÊNCIA que o Dia do Diploma “é também o dia onde se promove e afirma o bom trabalho desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas de Carvalhos, pelo seu diretor, corpo docente e toda a comunidade escolar”.

O presidente da Junta de Freguesia de Pedroso e Seixezelo ressaltou, a este propósito, que “esta associação da Junta de Freguesia, que passa por oferecer um diploma a todos os alunos do Quadro de Honra e de Excelência, bem como a oferta de um cheque prenda aos alunos do Quadro de Excelência, iniciou-se em 2016, na sequência de um plano estratégico que temos para a Freguesia para 12 anos, e onde a Educação  tem um papel preponderante. Reforço também que nos associamos também ao Agrupamento de Escolas Júlio Dinis, onde está inserida a escola básica das Vendas, em Seixezelo”, destacando que “entendemos que todas as parcerias que se realizam para benefício da educação são muito importantes e esta não foge à regra. É um esforço financeiro que a Junta de Freguesia faz mas, claramente, será para continuar e se possível reforçar. E por coincidência o número de alunos que anualmente figuram no quadro de excelência tem vindo a aumentar”.

Filipe Lopes aproveitou ainda a ocasião para revelar que “a educação é um pilar muito importante da atividade da Junta de Freguesia. Para além da obrigatoriedade legal que temos em assegurar o material de expediente e limpeza nas escolas do 1.º ciclo e JI, a ação da Junta de Freguesia no domínio da educação vai muito mais além. Ao nível das infraestruturas e equipamentos, temos estabelecido parcerias com as associações de pais de todas as escolas, que têm permitido o seu melhoramento. Ao mesmo tempo, lançamentos vários projetos, de onde destaco três. O «Pedroso e Seixezelo no regresso às aulas» onde oferecemos material escolar a todos os alunos do pré-escolar e 1.º ciclo. O projeto «A escola vai à Junta», um concurso de ideias destinado aos alunos do 3.º e 4.º ano do 1.º ciclo onde o objetivo é aproximar a escola da comunidade e dar a conhecer aos alunos o funcionamento da Junta e Assembleia de Freguesia. Temos também o projeto «Eco-decorando Pedroso e Seixezelo» onde, duas vezes por ano, no Natal e no 25 de abril, os alunos das nossas escolas decoraram diversos espaços públicos com material, essencialmente, reciclado. Naturalmente, que a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia é um parceiro privilegiado em todos estes projetos”.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com